Academia da Força Aérea apresenta aeronaves com pintura comemorativa “AFA 80 Anos”

A atividade marca o início das celebrações das oito décadas da AFA, que ocorrerão efetivamente em 25 de março de 2021.

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), realizou na manhã da última sexta-feira (20), o lançamento das atividades alusivas aos seus 80 anos, com a apresentação da pintura comemorativa em uma aeronave T-25 Universal e em uma aeronave T-27 Tucano, utilizadas na instrução dos Cadetes Aviadores do primeiro e do quarto ano, respectivamente.

A atividade marca o início das celebrações das oito décadas da AFA, que ocorrerão efetivamente em 25 de março de 2021. Assim, um dos principais expoentes da AFA, ou seja, suas aeronaves de instrução, atuarão como vetores na divulgação da data magna.

Dois tipos diferentes de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) receberam o mesmo estilo de pintura comemorativa. Estiveram presentes o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro, e Oficiais Superiores que compõem a cadeia de comando das Unidades sediadas na Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE YS).

O responsável pelo desenvolvimento da arte da pintura foi o publicitário Carlos Alexandre Gomes Guedes, que fez menção às antigas aeronaves de instrução, com a fuselagem cinza e as asas na cor laranja.

Já a empenagem recebeu um toque de modernidade, com a combinação das cores da Bandeira Nacional e um logotipo que faz menção aos 80 anos. No topo do estabilizador vertical aparece uma formação com nove aeronaves, que são todos os tipos utilizados durante a história da instrução aérea na AFA.

A pintura das aeronaves foi realizada no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS). Layouts diferentes, com cores de tintas não usuais que foram pintadas em duas aeronaves distintas, cada uma com suas características singulares, tornaram a atividade desafiadora.

“A equipe de pintura do PAMA LS, pela sua vasta experiência, prontamente assumiu a missão, encarando-a como uma inspiração. Utilizamos novos materiais, aprendemos novas técnicas de pintura e otimizamos processos, o que fez com que esta missão, além de grandiosa pelo seu significado, pudesse ser também uma oportunidade de aprendizado e aperfeiçoamento profissional. Todos os esforços realizados pelo nosso efetivo foram em prol da conclusão desta missão com qualidade e trabalho em equipe”, explica a Chefe da Subseção de Pintura do PAMA LS, Tenente Engenheira Química Natalie Cristine Guimarães.

As aeronaves com pintura comemorativa serão inseridas normalmente nas atividades de instrução aérea aos Cadetes Aviadores. “O evento de hoje dá início às comemorações dos 80 anos da AFA, e as pinturas comemorativas em nossas aeronaves ajudarão a divulgar por todo País esta relevante data para o Ninho das Águias”, afirmou o Brigadeiro Ramiro em seu discurso.

FORMAÇÃO

A formação dos Cadetes da AFA tem duração de quatro anos. Ao concluir o curso, os jovens recebem diplomas de bacharéis em Administração com ênfase em Administração Pública e bacharéis de acordo com o quadro escolhido: Ciências Aeronáuticas com habilitação em Aviação Militar, para os Oficiais Aviadores; Ciências da Logística com habilitação em Intendência da Aeronáutica, para os Oficiais Intendentes; e Ciências Militares com habilitação em Infantaria da Aeronáutica, para os Oficiais de Infantaria.

Os Aviadores são preparados para a pilotagem militar, sendo fomentado o desenvolvimento do espírito combativo; os Intendentes, ao desempenho de atividades administrativas e logísticas das Organizações Militares da FAB; e os de Infantaria para defesa de pessoal e instalações, com foco em operações especiais, emprego de tropa, autodefesa e defesa antiaérea.

  • Com informações do Cecomsaer, Fotos: Sargento Gaedke / AFA


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: