Academia da Força Aérea realiza instrução de sobrevivência na selva a cadetes do 3º ano

blank

Google News

Cadetes do 3º ano da Academia da Força Aérea (AFA) realizaram, entre os dias 4 e 17 de junho de 2019, na Área de Exercícios do Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), na Serra do Cachimbo (PA), a Instrução de Sobrevivência na Selva (ISS).

O objetivo é capacitar o futuro oficial para possíveis emergências que envolvam situações extremas e espera por resgate. O exercício simula o pouso forçado de uma aeronave, no qual os cadetes são os sobreviventes e devem aguardar o resgate por quatro noites.

Localizadas às margens do Rio Braço Norte, as áreas designadas pela Seção de Instrução Militar da AFA buscaram simular uma situação de sobrevivência real: frio, chuva, calor, umidade, insetos e a necessidade de conseguir alimentos por meio da caça, da pesca e da identificação de frutos, sementes e raízes comestíveis.

Todas as fases do exercício foram acompanhadas à distância pela equipe de instrutores e monitores da AFA para que a atividade se aproximasse ao máximo da realidade, sem prejuízo da segurança dos cadetes.

A equipe de apoio foi composta por 45 integrantes, entre instrutores, especialistas em segurança, profissionais de logística e da área de saúde.

Segundo um dos instrutores, o Suboficial Arthur Araújo de Souza, da Seção de Instrução Militar do Corpo de Cadetes, que participa dessa manobra desde 2004, a qualidade da instrução em termos doutrinários e profissionais, além dos aspectos de segurança para os cadetes, tiveram grande evolução.

“O exercício de sobrevivência é essencial na formação dos cadetes, proporcionando um conhecimento importantíssimo na formação dos futuros oficiais”, comentou.

  • Com informações do Cecomsaer, Fotos: Suboficial Nery


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

blank

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here