Acidente com caça A-1 B da Força Aérea Brasileira causa fechamento do Aeroporto Salgado Filho

Foto apenas ilustrativa

Uma caça A-1B da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na tarde desta sexta-feira (5), em um sítio nas cercanias do município de Viamão, Região Metropolitana do Rio Grande do Sul. A aeronave incendiou-se ao colidir com o solo. Os dois pilotos conseguiram se ejetar, sendo ambos socorridos por equipes do Corpo de Bombeiros local e não correm risco de morte.

O acidente afetou as operações de pouso e decolagem do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, causando alguns cancelamentos de voo segundo a Fraport, pois a aeronave decretou emergência, antes da queda. O aeroporto emitiu nota sobre:

“A Fraport Brasil – Porto Alegre informa que em virtude da queda da aeronave da FAB em Viamão, entre 16h06 e 16h24 as operações de pouso e decolagem foram suspensas no Porto Alegre Airport, porque a aeronave decretou emergência. Neste período, quatro pousos e cinco decolagens foram impactados. A partir de 16h30 as operações foram retomadas com maior espaçamento entre pousos e decolagens, com prioridade para os voos que chegam a Porto Alegre.”

O Comando da Aeronáutica também se manifestou por meio de nota que diz:

“O Comando da Aeronáutica informa que dois pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) ejetaram-se, na tarde desta sexta-feira (05/04), nas proximidades do município de Viamão (RS), após detectarem uma falha técnica na aeronave de caça A-1B durante treinamento. A aeronave foi direcionada a uma região desabitada. Os pilotos passam bem e recebem acompanhamento médico. Equipes de investigação da FAB estão se deslocando até o local para apurar os fatores contribuintes da ocorrência.”

Brasília, 05 de abril de 2019.

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Este slideshow necessita de JavaScript.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here