AEL Sistemas e ARES destacam inovação em defesa multidomínio na LAAD 2025

Data:

As empresas brasileiras AEL Sistemas e ARES, integrantes do grupo Elbit Systems, concluíram sua participação na LAAD Defence & Security 2025 reafirmando sua liderança em soluções inovadoras para o setor de defesa nacional. Durante o evento, apresentaram avanços em comunicação segura, modernização de aeronaves, armamentos de alta tecnologia e sistemas anti-drones, atraindo a atenção de autoridades como o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Oficiais discutem estratégias militares com mapas digitais.
laad 2025 (1)

Entre as novidades, a AEL Sistemas destacou sua atuação no projeto de modernização do A-29 Super Tucano, com integração de aviônicos de última geração. A empresa também apresentou, por meio de telas interativas, o Link BR-2 — sistema de comunicação segura que permitirá o compartilhamento de dados em tempo real entre as Forças Armadas, fortalecendo a interoperabilidade e a eficiência operacional.

Já a ARES exibiu uma versão atualizada da torre UT30BR, equipada para operações anti-drones (anti SARP), reforçando a proteção de viaturas militares com um canhão automático de 30 mm, metralhadora coaxial de 7,62 mm e sistemas eletro-ópticos avançados, permitindo atuação eficaz mesmo em ambientes de baixa visibilidade.

Outro destaque do estande foi o sistema de artilharia ATMOS 155mm, previsto para integrar o projeto de viatura blindada do Exército Brasileiro. Além disso, o Hermes 900, Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) utilizado pela Força Aérea Brasileira, foi apresentado como solução estratégica para missões de vigilância e reconhecimento, especialmente para ampliar o monitoramento da Amazônia. Segundo Gal Lazar, presidente da AEL Sistemas, a LAAD reforça o compromisso das empresas com a inovação tecnológica e a soberania nacional.

Fonte: B-11 Defense

Autor

  • marcelo barros

    Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...

Exército Brasileiro é Destaque na Preservação Ambiental e Pesquisa Científica na Restinga da Marambaia

O Exército Brasileiro tem se destacado internacionalmente por sua...