Aeronave F-39 Gripen E pronta para decolagem

No dia 20 de Setembro de 2020 o mais novo Vetor de Defesa Aérea desembarcou no Brasil e a internet foi inundada de vídeos e fotos do mais novo caça Brasileiro.

O Gripen E (Echo) que representa uma nova geração de caças fabricados pela empresa SAAB de nacionalidade sueca representa uma das maiores inovações no campo de defesa militar em contato com a América do Sul . Depois de tantos anos operando com aeronaves americanas e francesas, o Brasil coloca no continente Americano uma tecnologia sueca que revelará grandes transformações na indústria militar nacional em função da transferência de tecnologia.

Flight test with the first Brazilian Gripen E fighter aircraft. Imagens de Divulgação @SAAB

   O programa do Gripen brasileiro está impulsionando o desenvolvimento da indústria de defesa nacional no Brasil em diversas áreas da tecnologia. Nossa indústria esta apoiando o desenvolvimento de estruturas, sistemas, aviônicos, produção de testes de vôo e treinamento de mão de obra especializada para que possamos  manter e modernizar a frota do Gripen nas próximas décadas. Algumas dessas empresas foram incluídas na cadeia de suprimentos global da Saab para o Gripen E / F o que demonstra o interesse da empresa em expandir sua cadeia logística em nosso continente de forma permitir e viabilizar a aquisição destas aeronaves pelos países do MERCOSUL.

@saab
Imagem de divulgação @SAAB

 Na imagem as aeronaves de matricula 6002 e 4100 voam juntas demonstrando que o programa de desenvolvimento do Gripen de Nova Geração também está atribuída ao aumento da capacidade estratégica da própria Força Aérea da Suécia.  Todo esse processo gerou um dos maiores programas de transferência de tecnologia já realizados para a Força Aérea Brasileira, e o maior já realizado pela Saab para outro país.

Imagem de divulgação @SAAB

Desde o momento que iniciou-se os primeiros voos da 4100, as etapas de produção seguiram num ritmo acelerado e em pouco tempo tivemos a grande noticia de sua vinda para Brasil para dar continuidade aos ensaios de voo que são previstos para sua certificação.

Imagem de divulgação @SAAB

O Major Aviador Cristiano de Oliveira Peres, piloto de testes da Força Aérea Brasileira, teve sua merecida recompensa no final da tarde do dia 20 de agosto; sobrevoando o Mar Báltico por 49 minutos com o primeiro Gripen brasileiro. Desde janeiro de 2020 ele está alocado na Saab em Linköping, Suécia, onde passou por vários testes e voou tanto no Gripen quanto nos simuladores. O momento único foi preenchido com grande responsabilidade, mas também com orgulho e satisfação.

É uma grande responsabilidade fazer parte de um projeto tão importante para a Força Aérea Brasileira. É sonho de qualquer piloto de testes fazer um vôo experimental com uma aeronave e é uma honra fazer parte desse momento ”, afirma o Major Aviador Cristiano.

Imagem de Autor Desconhecido – Não há informações de Metadados.

Agora estamos aguardando o momento tão esperado que será a decolagem da aeronave Gripen E numa pista de 1700m do Aeroporto de Navegantes. Demonstrando ser uma aeronave de alta capacidade operacional em pistas curtas.

Apenas para Efeito comparativo o Gripen poderá decolar com 800 metros de pista, enquanto a aeronave F-5E necessitaria de 1800m de pista para um peso de decolagem de 11 mil quilos.

Portanto no próximo dia 24 às 13 horas da tarde iremos aguardar novas notícias da decolagem do F-39 4100 a caminho de Gavião Peixoto – SP na unidade de produção da empresa EMBRAER.

Luiz Carlos

Especialista em Assuntos Militares e entusiasta da Aviação.

@asashistoricas

Colunista: www.aerotudo.com.br – Revistas eletrônicas grátis sobre aviação.

aviação, embraer, brasil, voo, santos, dumont, aniversário, paixão, aviões, aircraft, aviation, apoiar, militar, aereo, asas, força, aérea, brasileira, modernização, Brasília, veteranos, aeronaves, indústria, brasil, nacional

 

 



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!