Agências federais alertam sobre esquemas de fraude emergentes relacionados às vacinas COVID-19

Google News

O Federal Bureau of Investigation (FBI), o Escritório do Departamento de Saúde e Serviços Humanos do Inspetor Geral (HHS-OIG) e os Centros de Serviços Medicare e Medicaid (CMS) estão alertando o público sobre vários esquemas de fraude emergentes relacionados às vacinas COVID-19 nos EUA, Europa e ao redor do mundo .

O FBI, HHS-OIG e CMS receberam denúncias sobre ações de golpistas usando o interesse do público em vacinas COVID-19 para obter informações de identificação pessoal (PII) e dinheiro por meio de vários esquemas. Continuamos a trabalhar diligentemente com os parceiros responsáveis ​​pela aplicação da lei e o setor privado para identificar ameaças cibernéticas e fraudes em todas as formas.

O público deve estar ciente dos seguintes indicadores potenciais de atividade fraudulenta:

– Anúncios ou ofertas de acesso antecipado a uma vacina mediante o pagamento de um depósito ou taxa
– Pedidos que pedem que você pague do bolso para obter a vacina ou coloque seu nome na lista de espera da vacina COVID-19
– Oferece a realização de testes ou procedimentos médicos adicionais ao obter uma vacina
– Comerciantes que se oferecem para vender e / ou despachar doses de uma vacina, nacional ou internacionalmente, em troca do pagamento de um depósito ou taxa
– E-mails não solicitados, chamadas telefônicas ou contato pessoal de alguém que afirma ser de um consultório médico, seguradora ou centro de vacinas COVID-19 solicitando informações pessoais e / ou médicas para determinar a elegibilidade dos destinatários para participar de ensaios clínicos de vacinas ou obter a vacina
– Reivindicações de aprovação do FDA para uma vacina que não pode ser verificada
– Anúncios de vacinas por meio de plataformas de mídia social, e-mail, chamadas telefônicas, online ou de fontes não solicitadas / desconhecidas
– Indivíduos que entram em contato com você pessoalmente, por telefone ou por e-mail para informar que o governo ou funcionários do governo exigem que você receba uma vacina COVID-19

Dicas para evitar fraudes relacionadas à vacina COVID-19:

– Consulte o site do departamento de saúde do seu estado para obter informações atualizadas sobre os canais autorizados de distribuição de vacinas e apenas obter uma vacina por meio de tais canais.
– Verifique o site do FDA (fda.gov) para obter informações atuais sobre as autorizações de uso de vacinas de emergência.
– Consulte seu médico de atenção primária antes de se submeter a qualquer vacinação.
– Não compartilhe suas informações pessoais ou de saúde com ninguém além de profissionais médicos conhecidos e confiáveis.
– Verifique suas contas médicas e a explicação do seguro de benefícios (EOBs) para quaisquer reclamações suspeitas e informe imediatamente quaisquer erros ao seu provedor de seguro saúde.
– Siga as orientações e recomendações dos Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e outros profissionais médicos confiáveis.

Técnicas gerais de prevenção de fraudes on-line / cibernéticas:

– Verifique a grafia de endereços da web, sites e endereços de e-mail que parecem confiáveis, mas podem ser imitações de sites legítimos.
– Certifique-se de que os sistemas operacionais e aplicativos sejam atualizados para as versões mais recentes.
– Atualize o software anti-malware e antivírus e conduza varreduras de rede regulares.
– Não habilite macros em documentos baixados de um e-mail, a menos que seja necessário e depois de garantir que o arquivo não seja malicioso.
– Não se comunique ou abra e-mails, anexos ou links de pessoas desconhecidas.
– Nunca forneça informações pessoais de qualquer tipo por e-mail; esteja ciente de que muitos e-mails solicitando suas informações pessoais podem parecer legítimos.
– Use autenticação forte de dois fatores, se possível, usando biometria, tokens de hardware ou aplicativos de autenticação.
– Desative ou remova aplicativos de software desnecessários.

Se você acredita ter sido vítima de uma fraude COVID-19, denuncie imediatamente ao FBI ( ic3.gov , tips.fbi.gov ou 1-800-CALL-FBI) ou HHS OIG ( tips.hhs.gov ou 1-800-HHS-TIPS).

  • Fonte: Escritório de Imprensa Nacional do FBI
  • Link para a publicação original:

https://www.fbi.gov/news/pressrel/press-releases/federal-agencies-warn-of-emerging-fraud-schemes-related-to-covid-19-vaccines



Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: