Airbus testa o programa Network for the Sky em uma aeronave MRTT

A Airbus completou com sucesso uma demonstração de um cenário de batalha conectado em voo, centralizado em uma aeronave Multi-Role Tanker Transport (MRTT).

O teste foi realizado como parte do programa Network for the Sky (NFTS) da Airbus e dá continuidade à demonstração de comunicações móveis seguras utilizando um balão estratosférico para simular um Pseudo Satélite de Alta Altitude (High Altitude Pseudo Satellite, HAPS), tal como o Zephyr da Airbus, um veículo aéreo não-tripulado (Unmanned Aerial Vehicle, UAV).

A última demonstração foi realizada no Canadá em agosto do ano passado. O programa NFTS combina diferentes tecnologias, como comunicações terrestres e por satélite, links táticos do ar à terra, da terra ao ar e do ar ao ar, comunicações móveis 5G e conexões feitas por laser em uma rede em malha que é resiliente, unificada, segura e altamente interoperável.

Aeronaves, UAVs e helicópteros atualmente usam redes com largura de banda e interoperabilidade limitadas e normalmente com pouca resiliência. O NFTS permitirá que as aeronaves formem uma parte integral das redes militares de alta velocidade.

“Essa demonstração única é um marco importante para a conquista da nossa visão de uma conectividade segura, que permitirá o desenvolvimento da futura nuvem de combate aéreo, além de aprimorar a execução em tempo real de missões militares”, afirma Evert Dudok, Head of Communications, Intelligence & Security da Airbus Defence and Space

O cenário usado na demonstração simula o estabelecimento de links de comunicação de banda larga e multi-Mbit/s entre agentes de forças terrestres, um caça, um MRTT e um centro conjunto de operações aéreas (Combined air operations centre, CAOC), que estão em terra.

Tanto os agentes quanto o caça tiveram de enviar vídeos em tempo real, propiciando uma visualização melhor da situação, e, em contrapartida, recebendo instruções do CAOC. O operador localizado em Getafe (Espanha) estava equipado com um rádio manual padrão utilizado pelas forças da OTAN (ROVER).

O caça foi mobilizado para obter imagens da área de interesse e atuar como um nodo de comunicações entre o operador e o MRTT, que estava voando a uma altitude de 30.000 pés dentro de um raio de 150km em um espaço aéreo seguro.

As comunicações foram transmitidas entre o caça e o MRTT por meio de um link de dados LOS (line-of-sight) de banda larga. Em seguida, o MRTT enviou o vídeo, assim como suas próprias comunicações, por meio de um link de satélite de banda larga para um Teleport localizado próximo a Washington, D.C., nos Estados Unidos.

O fluxo de comunicações foi então enviado para a Europa por meio de um link terrestre com o CAOC. Esse cenário complexo demonstra a operação em tempo real de comunicações seguras de ponta a ponta utilizando diferentes redes e tecnologias, tais como um link tático de terra a ar, link de banda larga entre duas aeronaves e transmissão do ar a terra e redes terrestres.

Esse tipo de configuração, também conhecido como “rede híbrida”, representa o futuro das comunicações militares e atende às demandas de forças armadas, que precisam utilizar uma vasta gama de redes enquanto permitem que elas sejam administradas de maneira dinâmica e transparente.

Assim, as soluções desenvolvidas pela Airbus permitem que comunicações seguras de IP (Internet Protocol) sejam estabelecidas, links sejam reconfigurados em tempo real e que a largura de banda disponível seja alocada a links de dados com base nas prioridades operacionais.

Para essa demonstração, uma aeronave MRTT foi equipada com uma Janus, a nova antena para satélite com três bandas (Ku-Ka-MilKa) da Airbus, além da mais recente versão do modem do satélite Proteus (que é altamente resiliente contra interferências e congestionamentos), e o sistema de gestão da integração de links de aeronaves (aircraft links integration management system, ALIMS) da Airbus.

Esse exercício abriu o caminho para o desenvolvimento da capacidade central necessária para uma conectividade SMART MRTT, que permitirá que o MRTT aja como um nodo de comunicação de alta qualidade. O programa Network for the Sky (NFTS) estabelece a base para um campo de batalha no ar conectado, com a meta de ser completamente operável até 2020.

O programa NFTS faz parte do projeto ‘Future Air Power’ da Airbus e está completamente alinhado ao desenvolvimento do Sistema Europeu para o Combate Aéreo do Futuro (European Future Combat Air System, FCAS).

You may also like



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below