ALA 3 dará início ao exercício ‘Beyond Visual Range’ nesta segunda-feira

A Força Aérea Brasileira (FAB) dará início nesta segunda-feira, 1º de abril, na ALA 3 (antiga Base Aérea de Canoas), ao exercício BVR (Beyond Visual Range/além do alcance visual). O objetivo do exercício é adestrar pilotos, controladores e equipes de solo para executarem missões de combate, avaliando sua performance em reação à ameaça com o emprego de mísseis BVR.

Essa espertice passada aos pilotos, proporciona o aumento do elemento surpresa e dá mais segurança aos mesmos, que conseguem operar em distâncias maiores dificultando um contra-ataque. Dentre as aeronaves participantes do exercício estão: caças F-5M e A-1M; aeronaves radar E99 e R-35; um KC-130 para reabastecimento aéreo, além de um helicóptero H-36 Caracal, para missões de Combate, Busca e Salvamento (C/SAR).

As manobras que os pilotos irão realizar, são consideradas indispensáveis para a FAB. Pois só assim a força consegue manter sua capacidade de desdobramento e ser estrategicamente capaz de mobilizar, para qualquer região do país homens e máquinas, altamente preparados para atuarem em um alto nível de integração e excelência.

De acordo com a FAB, a operação no Rio Grande do Sul é de nível nacional com a participação de militares de Santa Maria (RS), Manaus (AM), Anápolis (GO), Campo Grande (MS) e Rio de Janeiro (RJ). A operação ocorrerá nos períodos diurno e noturno, onde o fluxo de pousos e decolagens, na ALA 3 serão intensos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below