Almirante de Esquadra Liseo Zampronio assume chefia do Estado-Maior da Armada

Almirante Liseo durante discurso
O Almirante de Esquadra Liseo Zampronio assumiu, nesta sexta-feira, 4 de janeiro, o cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada (EMA). A cerimônia foi realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília e contou com a presença do Ministro da Defesa, General Fernando Azevedo e Silva e do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira. O Almirante Liseo substituiu o Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, que assumirá o cargo de Comandante da Marinha a partir do dia 9 de janeiro.

A cerimônia foi realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília

Segundo o Almirante Liseo, o EMA desempenha uma função estratégia para a Força. “O EMA é fundamental para vários projetos. Dentro da Marinha, ele monitora vários comitês técnicos, coordena os Órgãos de Direção Setorial, trata de assuntos marítimos, assuntos ligados diretamente à Autoridade Marítima, que é o Comandante da Marinha, e também cuida da área estratégica”, explicou. O Almirante apontou ainda que a prioridade para este primeiro semestre será a elaboração do Plano Plurianual Orçamentário.

Na avaliação do Almirante Ilques, o período à frente do EMA foi de muito trabalho e de oportunidades de crescimento profissional e pessoal. “Destaco a nossa contribuição para o Programa de Desenvolvimento de Submarinos, para o Projeto das Corvetas Classe ‘Tamandaré’, os planos de capacitação e as reformulações de carreira, com o novo enfoque na meritocracia”, afirmou. O Almirante ressaltou também que deixa o cargo com sentimento de alegria e de dever cumprido. “Passamos alguns momentos de mar grosso, mas é mar grosso que faz bom marinheiro”, finalizou. O EMA. é o Órgão de Direção Geral da Marinha e tem o propósito de assessorar o Comandante da Marinha na Direção do Comando da Força e no desempenho de suas atribuições no Conselho Militar de Defesa e no Conselho de Defesa Nacional.
Fonte: CCSM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below