Alunos do Curso de Saúde Operacional do Exército realizam capacitação em acidente/ataque químico, biológico, radiológico e nuclear

blank
Foto: Sd De Brito (EsIE)

A Escola de Instrução Especializada (EsIE), Centro de Instrução Especializada e principal capacitadora sul-americana de recursos humanos na área Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), recebeu no dia 5 de abril, alunos do Curso de Saúde Operacional do Exército (CSOp).

Com a missão de capacitá-los para prestar apoio de saúde a militares e civis vítimas acidentes ou ataques químicos, biológicos, radiológicos e nucleares, a Seção DQBRN ministrou as seguintes instruções:

Introdução à DQBRN;

Sistema DQBRN do Exército (SisDQBRNEx);

Equipamento de Proteção Individual (EPI); e

Primeiros-Socorros em ambientes contaminados, Triagem e Evacuação de Vítima e Descontaminação.

Sobre o SisDQBRNEx, os alunos receberam instruções de princípios básicos de DQBRN, os principais agentes QBRN causadores de baixa, suas classificações e os efeitos dos agentes, e como o Exército pesquisa, capacita e executa a DQBRN.

No que diz respeito aos equipamentos de proteção individual, os instruendos conheceram os componentes de um EPI: máscara contra gases, luvas, botas, sobrebotas e as roupas protetoras.

Referente aos primeiros-socorros, os alunos puderam compreenderam as técnicas de em ambiente com a presença do perigo QBRN, os antídotos e soros aplicados às vítimas de incidentes e as técnicas para socorrer sem se contaminar.

Em “Descontaminação”, os instruendos conheceram seus processos, os escalões de descontaminação, as substâncias e produtos utilizados como descontaminantes e os equipamentos necessários para executar uma descontaminação, seja ela individual, técnica ou de material.

  • Com informações e fotos da EsIE, Via Agência verde-oliva

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here