Alunos da EFOMM aprendem a manobrar navios a partir de simuladores construídos com tecnologia totalmente nacional

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), dispõe Simuladores do tipo FMSS (Full Mission Ship Simulator) e de pessoal qualificado para gerar os mais variados tipos de navios e instalações portuárias. Assim, neste contexto os Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), vem aprimorando o seu aprendizado nas manobras de um navio, a partir de simuladores construídos pela Marinha do Brasil, com tecnologia totalmente nacional. 

Essa tecnologia permite que sejam realizados ensaios de manobra de navios, tanto em mar aberto como em águas restritas, constituindo-se em excelente auxílio na implementação de alterações em instalações portuárias, assim como no estudo sobre a possibilidade de utilização de determinados tipos de navios nesses portos.  O CIAGA dispõe de vários simuladores, recursos instrucionais de alto rendimento, que permitem a qualificação dos profissionais em ambientes que se aproximam da realidade. Conheçam eles nas descrições abaixo:

  • Simulador de Posicionamento Hidrodinâmico

Nesse Simulador é ministrado o Curso Especial de Noções Básicas sobre Posicionamento Dinâmico. Para o completo aprendizado da operação de posicionar e manter posicionada uma Embarcação, através do Sistema de Posicionamento Dinâmico, são ministradas aulas sobre os princípios em que se baseia tal sistema e a operação dos equipamentos utilizados.

  • Simulador de Máquinas

Dentre os cursos ministrados nesse equipamento destaca-se o Curso Especial de Simulador de Máquinas, cujo propósito é capacitar o aluno para operar a praça de máquinas de um navio. Para tal, são ministradas as disciplinas de geração e distribuição de energia elétrica, de operação de equipamentos e sistemas auxiliares, de operação de caldeiras e distribuição de vapor e de operação de motor propulsor.

  • Simulador de Manobra de Navios

Dentre os cursos ministrados no Simulador de Manobra destaca-se o Curso Especial de Gerenciamento de Passadiço para Oficiais, que objetiva qualificar os alunos a executar as funções inerentes ao Oficial de Quarto no Passadiço. Os alunos, fazendo parte de uma equipe, são treinados na manobra de navios e, em particular, no planejamento e na realização de navegação em águas restritas.

  • Simulador Radar

No Simulador Radar é ministrado o Curso Especial de Operador ARPA, que tem como objetivo familiarizar o aluno com a operação do radar e habilitá-lo para operar o equipamento ARPA, na detecção e no acompanhamento de alvos. Durante os exercícios, os alunos são treinados em navegação radar, utilizando-se de cartas eletrônicas.

  • Simulador do Sistema Global Marítimo de Socorro e Segurança (GMDSS):

Nesse Simulador é ministrado o Curso Especial de Radioperador Geral, em duas etapas. A primeira delas é teórica, e tem por objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos básicos sobre sistemas de comunicações, para sua aplicação a bordo dos navios . A segunda etapa, essencialmente prática, objetiva proporcionar aos alunos conhecimentos para operar os equipamentos das estações dos navios mercantes, aplicando as técnicas, regulamentos e acordos pertinentes, para a transmissão e o recebimento de mensagens de rotina, de segurança, de urgência e de socorro, no Sistema Global Marítimo de Socorro e Segurança.

  • Simulador de Operações Comerciais Marítimas:

Nesse Simulador é ministrado o Curso Especial de Treinamento de Comércio Marítimo, que tem por objetivo qualificar profissionais para o planejamento e execução de operações comerciais, sob a ótica empresarial. Para cada exercício é apresentado aos alunos um cenário de cargas a transportar e de navios disponíveis, em que as combinações navio – cargas indicam as várias viagens possíveis, onde os alunos são instruídos a escolher a mais favorável, isto é, a viagem mais lucrativa.

Durante o curso são gerados exercícios que abrangem todas as fases do transporte marítimo, desde o surgimento da necessidade de transportar cargas, até às operações de descarga nos portos de destino. Assim, os alunos realizam o planejamento das operações, as negociações com armadores e afretadores, o fechamento dos diversos contratos e a execução da viagem contratada, durante a qual são conduzidos a tomar decisões para uma variada gama de eventos, programados para ocorrer no mar e nos portos, a fim de maximizar as receitas e minimizar as despesas.

Além de formar, o CIAGA realiza também, inúmeras simulações para as mais diversas empresas, atendendo aos padrões prescritos pelo PIANC, USACE e ABNT. Dentre as realizadas nos últimos dois anos podem ser citadas:

  • Estudo sobre a possibilidade de receber navios de maiores dimensões no terminal da Portocel, em Barra do Riacho, ES;
  • Emprego de controle de comboio de barcaças para transporte de minério no rio Paraguai para a empresa Rio Tinto;
  • Estudo sobre a possibilidade de receber navios de maiores dimensões no terminal da MBR, em Sepetiba, RJ;
  • Estudos da navegabilidade e manobrabilidade do canal de acesso do Porto de Vitória, ES; e
  • Estudo sobre segurança e manobrabilidade no berço interno do porto flutuante de Chibatão, incluindo a realização de manobras diurnas e noturnas.
*Com informações do CIAGA


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below