Alunos da EPCAR realizam Atividade de Campanha

Data:

A partir de conhecimentos teóricos e práticos, a Atividade de Campanha tem o objetivo de fornecer aos militares treinamentos para situações adversas. No mês de abril, os Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), participaram da Atividade de Campanha (ATC), com instruções teóricas e práticas envolvendo sobrevivência, segurança e primeiros socorros. Esse tipo de exercício faz parte da capacitação dos militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e integra a grade curricular do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Divididos por esquadrão, os alunos das turmas Black Hawk, Xavante e Thunderbolt concluíram as atividades com êxito.

No caso da Turma Black Hawk, o 1º Esquadrão da EPCAR, a ATC, realizada entre os dias 31/03 e 02/04, foi o primeiro contato dos alunos com esse tipo de treinamento. “Os Alunos enfrentaram com coragem e determinação os desafios do terreno, demonstrando bom domínio das técnicas ensinadas e disposição para superar o desgaste físico e psicológico natural do exercício. O comprometimento, a coesão da tropa e a evolução foram visíveis ao longo das fases do treinamento. A ATC cumpriu seu papel de incitar o espírito de corpo, o valor mais importante, e fortalecer os pilares da formação militar, deixando uma impressão muito positiva do Esquadrão”, explicou o comandante do 1º Esquadrão, Capitão Aviador Daniel Carlos Cavalcanti de Lima.

Os Alunos da Turma Black Hawk ingressaram na “Nascente do Poder Aéreo” no início do ano, quando realizaram o Estágio de Adaptação Militar. Para a Aluna Dara de Macêdo Carvalho, de 16 anos, o sentimento após a primeira ATC do CPCAR foi de superação dos limites físicos e emocionais. “Podemos ir muito além do que imaginamos e isso fica muito evidente no acampamento. Sempre há alguém melhor em alguma atividade, mas, com o nosso espírito de corpo, conseguimos finalizar mais uma etapa na EPCAR”, descreveu.

A ATC na EPCAR é realizada anualmente e funciona como uma preparação para os futuros Cadetes do Ar. Os alunos recebem instruções sobre segurança em acampamento, primeiros socorros, nós e amarrações, higiene em campanha, AVOT (Acuidade Auditiva, Visual, Olfativa e Tátil), navegação terrestre e muitas outras. “Essas atividades de campanha têm como objetivo principal preparar o militar para situações adversas, abordando uma gama de conhecimentos voltados para o combate. O desenvolvimento no campo atitudinal garante que sejam trabalhados valores como o espírito de corpo, a resiliência, a coragem e a liderança”, explicou o chefe da Seção de Instrução Militar do Corpo de Alunos (CA), Capitão Celso Marques Junior.

Essas atividades de campanha na Escola Preparatória também passam por adaptações constantes, e o nível de dificuldade aumenta de acordo com o ano letivo. Essa gradação foi sentida pela Aluna Maria Eduarda de Paula Basílio, de 16 anos, da Turma Xavante, o 2º Esquadrão da EPCAR. “Na hora foi muito difícil superar o cansaço físico, a cobrança foi maior em relação ao nosso primeiro ano. Mas, quando eu cheguei do acampamento e olhei para trás, vi o que eu tinha feito e me senti incrível. Quantas meninas de 16 anos fazem isso?”, disse.

O comandante do 2º Esquadrão, Major Luiz Angelo Galvão Candian, acredita que a ATC da Turma Xavante, realizada entre os dias 07 e 10/04, contribuiu significativamente para a formação acadêmica e cidadã dos alunos. “Eles enfrentam desafios físicos e psicológicos que fortalecem seu preparo emocional e a capacidade de tomar decisões sob pressão, características essenciais para a profissão militar. Esses valores, como disciplina, resiliência, trabalho em equipe e liderança, não só ajudam no desempenho militar, como também desenvolvem competências pessoais que serão levadas para toda a vida, dentro e fora da caserna”, explicou.

Última ATC da Thunderbolt na EPCAR

Para a Turma Thunderbolt, a ATC realizada entre os dias 14 e 16/04 teve um gosto de despedida, pois foi a última deles enquanto Alunos da EPCAR. No terceiro ano do curso, eles aprendem táticas mais avançadas em acampamento e fazem a marcha a pé com o transporte de equipamentos e de um companheiro ferido de forma simulada. “Essa situação foi nova para os Alunos, levando-os a superar seus limites de esforço físico para o cumprimento da missão, além de aprimorar o espírito de corpo da tropa. Ao final da atividade, o semblante dos alunos já era outro. Esses combatentes estão prontos para os desafios operacionais de campo que enfrentarão na Academia da Força Aérea”, avaliou o Capitão Wesley Martins Paz, comandante do 3º Esquadrão.

As missões de patrulhas, com simulações de diversos contextos de conflito, foram a parte preferida do Aluno Guilherme Paes Barreto de Oliveira, da Turma Thunderbolt. “Conseguimos explorar mais nossos limites. Inicialmente, achávamos que só fazer a marcha mochilada com fuzil era difícil, mas depois vem a dificuldade de levar a caixa de munição e a maca simulando um ferido em combate. Sempre subimos de nível, é uma cobrança física grande, mas superamos com nosso aprimoramento mental”, disse.

Fotos: Sargento Valentim e Sargento Domingos / EPCAR

 



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...

Exército Brasileiro é Destaque na Preservação Ambiental e Pesquisa Científica na Restinga da Marambaia

O Exército Brasileiro tem se destacado internacionalmente por sua...