Alunos de relações internacionais visitam o Ministério da Defesa

Quarenta alunos do curso de Relações Internacionais, do Centro Universitário de Brasília (UNICEUB), estiveram em visita supervisionada na sede do Ministério da Defesa (MD), em Brasília, em 13 de setembro.

Acompanhados pela professora Gleisse Ribeiro Alves, a visita foi supervisionada pelo Gerente da Divisão de Cooperação, do Departamento de Ensino, Coronel Celso Bueno da Fonseca.

A visita tem por objetivo a aproximação da sociedade, em especial do meio acadêmico, com o Ministério da Defesa. No auditório do edifício-sede, os alunos participaram de três palestras.

O Coronel Celso Bueno da Fonseca focou nas questões relacionadas às atividades da Divisão de Cooperação, tanto em seus aspectos de incentivo à pesquisa como da conscientização da sociedade, cuja finalidade é cumprir o VIII Objetivo da Política Nacional de Defesa: “Ampliar o envolvimento da sociedade brasileira nos assuntos de Defesa do País”, tema que despertou grande interesse dos estudantes, que lhe dirigiram diversas perguntas.

O Capitão de Fragata José Antônio Gomes da Silva, Coordenador da Divisão de Projetos Especiais, do Departamento de Ensino, focou na criação do Projeto Rondon, em 1967, na sua extinção em 1989 e no seu relançamento, em 19 de janeiro de 2005, com a participação de 200 professores e estudantes universitários, representando 40 Instituições de Ensino Superior, em 11 municípios do Estado do Amazonas.

O militar informou que hoje a principal missão do projeto Rondon é viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania nos municípios do Brasil.

A última palestra foi proferida pelo Coronel Vandeilson de Oliveira, gerente da Divisão de Programas e Projetos Sociais Pelo Esporte (DIPSE), que falou sobre as atividades do Departamento de Desporto Militar (DDM), dentre elas o Programa de Atletas de Alto Rendimento, criado em 2008, com o objetivo de tornar o Brasil mais competitivo em eventos esportivos nacionais e internacionais de alto nível.

Apresentou os Programas e Projetos Sociais pelo Esporte, como o Programa Forças no Esporte (PROFESP), que consiste na realização de atividades esportivas, educacionais e de lazer, atendendo crianças e jovens com idade entre 6 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social.

O Coronel Vandeilson falou, também, sobre o Projeto João do Pulo, que visa uma ampliação do PROFESP para jovens, crianças e adolescentes portadores de deficiência.

No encerramento da visita, o Diretor do Departamento de Desporto Militar (DDM) do Ministério da Defesa, General de Divisão Jorge Antonio Smicelato, fez uma síntese da importância dos programas e dos projetos do Departamento de Desporto Militar como fator de formação da cidadania, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O General Smicelato incentivou os acadêmicos a cooperarem, como voluntários, nos programas sociais pelo esporte voltados a crianças, adolescentes e jovens em idade de seis a 18 anos.

Para agendar uma visita basta acessar o link https://www.defesa.gov.br/ensino-e-pesquisa/defesa-e-academia/visita-supervisionada e preencher um formulário com as seguintes informações: temas de interesse, data e horário pretendidos, quantidade de visitantes, nome da instituição de ensino superior civil, nome completo dos componentes do grupo, município/estado de origem e telefones de contato do responsável pelo grupo, enviando-o, após preenchido, à Divisão de Cooperação ([email protected]), com antecedência mínima de dez dias úteis da data prevista para a visita.

  • Com informação do DDM, via Assessoria de Comunicação Social (Ascom) Ministério da Defesa


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below