Alunos do Curso de Comando e Estado-Maior realiza Exercício no Terreno em Porto Alegre-RS

blank

No dia 10 de junho, os alunos do 2º ano do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM) da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME) iniciaram as atividades relativas ao Exercício no Terreno na cidade de Porto Alegre-RS.

Além do aspecto tático, cujo tema foi “A Força Terrestre Componente nas Operações na Região Sul”, o exercício integrou o 1º Ciclo da Viagem de Estudos Estratégicos (VEE), ocasião em que foram debatidas questões relativas às diversas expressões do Poder Nacional.

O primeiro ciclo da VEE teve como objetivos a realização do estudo estratégico da Região Sul do Brasil, em especial do estado do RS, com abrangência das expressões militar, política, econômica, psicossocial e científico-tecnológica, concluindo sobre reflexos para a Segurança e Defesa e impactos para o planejamento de Operações Militares na região; e a análise da aplicação do Poder Nacional no estado do RS, em suas diversas expressões.

No período da manhã, os oficiais alunos participaram de um Painel Militar no Comando Militar do Sul, onde foram discutidos assuntos relacionados à Força Aérea Brasileira, à Marinha do Brasil e ao Exército Brasileiro.

O general de exército Geraldo Antônio Miotto, Comandante Militar do Sul (Com CMS), realizou a abertura do evento.

A atividade contou com a participação do general de brigada Raul Rodrigues de Oliveira, Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul (Ch CCOP), que elencou diversas peculiaridades desse Comando Militar de Aérea.

Durante à apresentação fora dada ênfase na distribuição regional das capacidades militares do CMS, além da enumeração das operações e exercícios realizados recentemente.

O brigadeiro do ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, Comandante da Ala 3, que apresentou a reestruturação da Força Aérea Brasileiro (FAB) no contexto da Fronteira Sul; e o Capitão de Mar e Guerra Levi Alves da Silva, Chefe do Estado-Maior do 5° Distrito Naval, proferiu palestra sobre a presença da Marinha do Brasil (MB) na Fronteira Sul, com destaque para a importância do Atlântico Sul como entorno estratégico do Brasil.

No final das apresentações, os palestrantes responderam aos diversos questionamentos dos Oficiais alunos da ECEME.

À tarde, instrutores e alunos do CCEM participaram de um painel político com o objetivo de apresentar uma visão do estado do Rio Grande do Sul sob o enfoque da expressão política do poder nacional.

Na ocasião, em um primeiro momento, a comitiva da ECEME assistiu a uma palestra do Professor Doutor Paulo Visentini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, abordando o papel histórico do Estado do Rio Grande do Sul na formação do Brasil.

O vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. Ranolfo Vieira Junior, fez uma exposição sobre a atual situação política, fiscal e de segurança pública no estado, com enfoque no diagnóstico e ações que estão sendo proposta pelo governo.

Estiveram presentes no primeiro dia ciclo de palestras da VEE o general de divisão Riyuzo Ikeda, Comandante da 3ª Região Militar; o general de brigada Rodrigo Pereira Vergara, Comandante da ECEME; o coronel R1 Antônio Augusto Brisolla de Moura, Chefe do Núcleo de Estudos Estratégicos do CMS, além de oficiais instrutores e professores doutores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares da ECEME.

  • Com informações da ECEME

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here