Alunos do Sistema Colégio Militar participam dos XIII Jogos da Amizade

Os XIII Jogos da Amizade já começaram. De 1 a 6 de julho, o evento esportivo e artístico-cultural tem a participação de 1.600 alunos do Sistema Colégio Militar do Brasil, que competirão em 11 modalidades na sede da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ).

Realizado pelo Exército Brasileiro (EB), por meio do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) e da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), a abertura também contou com a presença de autoridades do Ministério da Defesa (MD).

Os Jogos têm o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social e desportivo dos alunos, estimulando a solidariedade e troca de experiências, além de revelar talentos nas diversas modalidades.

Os alunos, crianças e adolescentes de 12 a 19 anos, competirão nas modalidades, categorias masculino e feminino: atletismo, basquete, futebol, handebol, hipismo, judô, natação, orientação, pentatlo moderno (corrida, natação, hipismo, esgrima e tiro), voleibol e xadrez.

São equipes do Colégio de 13 cidades brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Santa Maria.

O ponto alto da cerimônia de abertura foi a condução da Tocha Olímpica, símbolo esportivo que representa paz, união e amizade. A Tocha foi conduzida por representantes dos Colégios e o aluno Lucas Jaeger, Coronel-Aluno do Colégio Militar de Santa Maria (RS), que teve a honra de acender a pira olímpica.

Em seguida, os alunos desfilaram em continência ao General de Exército Paulo Humberto, Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, do MD.

Na noite de 5 de julho, próxima sexta-feira, acontecerá o evento ZumZaravoice, no Teatro Acadêmico da AMAN, com apresentações dos 13 Colégios Militares e da Banda do Sistema Colégio Militar do Brasil.

Histórico

Os Jogos da Amizade são uma iniciativa abrangente e inédita na educação básica pública nacional e integram não só atividades desportivas, mas também eventos culturais e sociais.

O objetivo da competição é permitir a exteriorização de valores e competências considerados fundamentais na educação de alunos da educação básica. Há um estímulo especial para o desenvolvimento da compreensão do significado de “trabalho em equipe”.

As atividades são supervisionadas por profissionais e executadas pelos próprios alunos, valorizando a iniciativa e a liderança. Como exemplo, destaca-se a atuação dos estudantes em uma central de mídia formada por alunos-repórteres, de todos os Colégios Militares, que produzirão matérias jornalísticas, conteúdo para redes sociais e produção audiovisual.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Fonte: Ascom Ministério da Defesa Por Major Sylvia Martins, com informações da Central de Mídia DEPA, Fotos: Central de Mídia DEPA


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below