AMAN celebra aniversário da Divisão de Ensino

Data:


Últimas notícias

Resende (RJ) – A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) celebrou, no dia 19 de março de 2025, o 67º aniversário da Divisão de Ensino (DE).

A solenidade ocorreu no Pátio Duque de Caxias, onde os militares da DE ocuparam posição de destaque no dispositivo. Durante a cerimônia, antigos chefes e atuais integrantes da divisão foram homenageados com a leitura de um texto alusivo à data, realizada pelo Cadete Portes, do 3º ano do Curso de Artilharia.

Criada em 13 de março de 1958, a Divisão de Ensino é composta por uma Seção de Ensino, que abrange as disciplinas de Português, Estatística, Cibernética, Administração, Economia, História, Direito, Relações Internacionais, Geopolítica, Idiomas, Sociologia, Filosofia, Psicologia e Metodologia de Ensino Superior. Além disso, conta com a Seção de Coordenação Pedagógica, a Seção Psicopedagógica e a Seção de Pesquisa Acadêmica, Doutrina e Extensão.

A DE é responsável pelo planejamento, controle e coordenação do ensino na AMAN. Sua missão é integrar as diversas disciplinas dos cursos da Academia, garantindo um desenvolvimento progressivo e harmônico ao longo dos quatro anos de formação acadêmica do Cadete, até sua declaração como Aspirante a Oficial do Exército Brasileiro.

A Divisão de Ensino é composta por militares de carreira e técnicos temporários, que desempenham um papel estratégico na formação dos futuros oficiais. Por meio do planejamento, programação, coordenação, execução, controle e avaliação do ensino e da aprendizagem, bem como da orientação psicopedagógica, esses profissionais contribuem diretamente para a excelência do ensino na AMAN.



Fonte: Academia Das Agulhas Negras

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias