Últimas notícias
A manhã deste sábado, 8 de fevereiro de 2025, foi de fortes emoções.
Realizada há 81 anos, na AMAN, a solenidade de Entrada dos Novos Cadetes marca uma importante etapa na trajetória para a conquista da estrela de Oficial.
A cerimônia contou com a presença do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Francisco Carlos Machado Silva; do Chefe da Diretoria de Educação Superior Militar, General de Divisão João Felipe Dias Alves; do Comandante da AMAN, General de Brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifacio e de outras autoridades militares e civis, além de familiares e amigos dos jovens cadetes.
“Esta cerimônia é muito simbólica. Aqui temos que esperar um tempo e parece que este tempo demora. Mas depois que ele passa, ficamos com muitas saudades dele. Em 1944, quando a Academia Militar foi inaugurada, o Marechal José Pessôa teve a feliz ideia de conceber esse “retão” da AMAN. Uma analogia com o que acontece em nossa vida, pois é um tempo de maturação necessária ao Cadete”, destacou o Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás, durante sua elocução.
Durante a Formatura Militar, o Aluno Felipe Frizzera de Moraes, mais jovem integrante da Turma “General Leônidas Pires Gonçalves”, e o Comandante da AMAN, General Vinicius, abriram o Portão de Entrada dos Novos Cadetes, para que 435 cadetes oriundos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e 16 Cadetes de Nações Amigas adentrassem solenemente à Academia Militar.
Na sequência, os jovens recém-chegados à AMAN foram aplaudidos por todos os presentes no momento de suas passagens pelos portões, marcando, assim, o início de suas jornadas como Cadetes de Caxias.
“Jovens Cadetes, ao cruzarem esses portões com o garbo e a marcialidade do Cadete de Caxias, passarão por um profundo e desafiador processo de transformação, para que daqui a quatro anos, possam sair pelo portão para servirem ao seu Exército e ao seu país. Desejamos sorte e sucesso nessa jornada. Sejam felizes nas Agulhas Negras”, pontuou o General Vinicius em suas palavras de boas-vindas.
Oriundo de Santa Maria, Rio Grande do Sul, o Cadete Anhalt celebrou o momento com vibração, uma característica básica e necessária a todos os militares. “Já passamos por diversos momentos na EsPCEx e novas etapas aqui na AMAN. Isso tudo só me fortalece para a conquista do sonho de me tornar Oficial do Exército Brasileiro.”
Já a mãe do Cadete João Paulo Soares Leite, do Rio de Janeiro, Senhora Márcia Vidal, sabe da formação singular realizada na AMAN. “Hoje estou muito feliz, pois sei que entrego à AMAN um filho resiliente, que irá passar por inúmeros desafio. Daqui a quatro anos, estarei novamente aqui, no Aspirantado”.
Dentre os 16 Cadetes de Nações Amigas, está o Cadete Nádson, de Cabo Verde que afirmou: “Tenho orgulho em pertencer a essa Turma, que irá ser forjada nas Agulhas Negras. Um sonho ainda maior é se formar nessa histórica Academia Militar e poder servir, posteriormente, ao meu país”.
Nos próximos quatro anos, os cadetes darão prosseguimento à sua formação militar, sendo, em 2029, declarados Aspirantes a Oficial da Força Terrestre.