Apoio e ampliação do PROFESP marca encontro entre secretários

blank

Na sexta-feira (9), o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD), Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues de Freitas, recebeu a Secretária Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, Fabíola Molina. O tema do encontro foi o apoio, as futuras ações e a ampliação do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e do Projeto João do Pulo (PJP).

Na ocasião, foram debatidas as necessidades dos projetos para a ampliação e as ações realizadas durante a pandemia. “Essas iniciativas têm um valor agregado, pois conseguimos resgatar crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade. Eu conheço várias histórias concretas e é impressionante a transformação dos beneficiados, a esperança que passam a ter na vida”, destacou o Brigadeiro Domingues.

IMG_1842.jpeg

O PROFESP é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com os Ministérios da Cidadania, da Educação, e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Atualmente, o PROFESP ocorre em, aproximadamente, 140 localidades do País. O trabalho é realizado em Organizações Militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, com parcerias federais, estaduais e municipais, na esfera pública e privada.

Atualmente, são mais de 30 mil beneficiados atendidos em 203 Organizações Militares. No contraturno escolar, por meio de atividades esportivas e socialmente inclusivas, o programa promove a valorização pessoal, fortalece a integração social, a cidadania e reduz os riscos a que crianças e adolescentes possam estar expostos.

Como extensão do PROFESP, o Projeto João do Pulo (PJP) é destinado a pessoas com deficiência, a partir dos 6 anos. Entre as atividades oferecidas, há o esporte adaptado de equoterapia e ações socioinclusivas.

A Secretária Fabiana, uma das nadadoras mais importantes da história da natação brasileira, ressaltou a riqueza aprendida no programa por meio do esporte. “Nosso propósito é que a criança se transforme e é lindo ver esses resultados. No esporte, pensamos que se todo mundo ajudando um pouco, conseguimos compor para que algo realmente aconteça. E as Forças Armadas estão em pontos estratégicos onde ninguém chega, só elas. Precisamos estar unidos nisso”, disse.

O encontro também contou com a participação do Diretor do Departamento de Desporto Militar (DDM/MD), Major-Brigadeiro do Ar José Isaías Augusto de Carvalho Neto, do General de Divisão da reserva William Georges Felippe Abrahão, do Coordenador do PROFESP e do PJP, Roberto de Moraes, do Assessor de Relações Institucionais do Departamento de Desporto Militar, José Ferreira de Barros, do Coordenador-Geral de Esporte e Educação (Snelis/Cidadania), Carlos Cézar Drobiniche Lombardi, e demais autoridades.

Por Júlia Campos
Fotos: divulgação DDM