ARA San Juan: Ocean Infinity suspende buscas ao submarino até fevereiro e cria mal-estar junto à Armada Argentina

A decisão da empresa Ocean Infinity, de suspender até fevereiro de 2019 as buscas ao submarino ARA San Juan, desaparecido no Atlântico sul desde novembro de 2017, não foi bem aceito pela Armada Argentina e criou um clima de mal-estar entre as duas partes. O alto-comando Argentino determinou que a continuidade do trabalho, “em cumprimento ao contrato vigente”, seja realizado. A suspensão dos trabalhos por mais de três meses foi revelado à Armada, por familiares dos tripulantes da embarcação perdida. Até ontem (25), o navio Seabed Constructor, havia terminado de vasculhar a 12ª área de busca, sem encontrar vestígios.

O desaparecimento do submarino ARA San Juan é um dos episódios mais sensíveis e emblemáticos da história recente da Argentina. Com 44 tripulantes, a embarcação fez seu último contato em 15 de novembro de 2017. Duas semanas depois, as esperanças de encontrar tripulantes ainda vivos acabaram-se. Várias nações se uniram à Argentina nas operações de busca. Depois de uma série de polêmicas sobre a continuidade das buscas, o governo argentino assinou contrato neste ano com a Ocean Infinity para um trabalho de dois a quatro meses de procura pelo submarino. A tarefa começou em setembro.

A empresa, ficou conhecida internacionalmente por ter participado da busca pelo Boeing 777 da Malaysia Airlines, desaparecido no Oceano Índico em 2014. Na Argentina, a empresa receberá um montante de U$S 7,5 milhões, caso venha a encontrar o submarino. A decisão de suspender as buscas, fora tomada no que considerou, “inútil” continuar ampliando as áreas de rastreamento do submarino. A empresa havia optado por “realizar um estudo pormenorizado em terra de todos os dados coletados para depois determinar como seguir e por quanto tempo”.

*Com informações da agência de notícia EFE



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here