Arianespace deve lançar hoje o foguete Vega a partir da Guiana Francesa.

O lançamento da missão VV16 deve posicionar em órbita baixa 53 satélites para 21 clientes de 13 países.

Retrait portique

O lançamento do foguete VEGA da companhia européia Arianespace deveria ocorrer na semana passada, mas foi adiado devido ao mau tempo no Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. Marcado para hoje às 22h51 (horário de brasília), o lançamento da missão VV16 deve posicionar em órbita baixa 53 satélites para 21 clientes de 13 países. As aplicações dos satélites, nanosats e cubesats a serem lançados variam de comunicação e observação da Terra à pesquisa científica.

Um dos satélites à bordo é o Sentinel-2A, desenvolvido pela Astrium/Airbus e pela Thales Alenia Space para o Programa Copernicus, cujo objetivo é a observação da Terra pela Agência Espacial Europeia – ESA.

Foguete Vega decolando. Fonte: Arianespace. Dezembro de 2016.

Este será o primeiro voo do veículo lançador leve VEGA desde o fracasso da missão que levaria o satélite FalconEye 1 dos Emirados Árabes ao espaço em 2019.

O foguete explodiu 2 minutos e 10 segundos após o lançamento, precisamente no momento do acionamento do segundo-estágio; A Agência Espacial Europeia conclui inquérito investigativo em setembro de 2019 onde afirma que no instante em que deveria ocorrer a ignição do segundo-estágio, uma falha termoestrutural no motor Zefiro 23 fez o foguete se desviar de sua trajetória. 1 minuto e 18 segundos depois, um comando foi enviado pelo controle de solo, resultando na destruição do lançador VEGA e na perda do satélite. Vídeo do lançamento abaixo:

Torcemos para que a Arianespace tenha sucesso em seu lançamento hoje, principalmente devido a importância científica dos satélites à bordo. O evento será transmitido através do canal da Arianespace no YouTube.

 

Sobre o Autor
Mateus de Paula Vieira é Engenheiro Aeroespacial e Pesquisador, é Colunista no DefesaTV desde maio de 2020. Escreve principalmente sobre Tecnologia Aeroespacial e projetos acadêmicos de foguetes e aeronaves.
Laboratório de Jato Propulsão / Bravo Rocket Team – Univap. bravorocketteam.github.io/homepage


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!