Armado e Equipado: Conheça detalhes do HM-4 Jaguar da Aviação do Exército

O helicóptero HM-4 Jaguar, utilizado pelo 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), é um helicóptero de transporte tático de longo alcance, desenvolvido a partir dos modelos da família Super Puma/Cougar, para fins militares pela empresa Airbus helicopters, e construído aqui no Brasil sobre licença da Helibras.

A aeronave conta com painéis de Liquid Crystal Display (LCD) – multifunções adaptados para missões com a utilização de óculos de visão noturna. Sua força provém de dois motores Turboméca Makila 2A1 que lhe dão 4.764 Hp de potência.

Com este potente e moderno motor, à aeronave se torna suficiente e segurança, graças a uma total redundância com duplo canal no sistema Full Authority Digital Engine Control (FADEC), onde o qual permite um controle digital de combustível, inclusive com partida automática.

O HM-4 está apto para cumprir todas as missões de transporte logístico, exfiltração e infiltração aéreas de tropa em área de difícil acesso para aeronaves de asa fixa, onde ele pode carregar até 29 militares armados e equipados, além da tripulação de dois pilotos e um / dois mecânicos.

O Jaguar também pode cumprir missões: de busca e resgate; operações especiais; evacuação aeromédica; missões cívico- sociais, de integração nacional, de misericórdia e humanitárias.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below