Artigo de pesquisadores brasileiros é publicado em revista científica da OTAN

Google News

Ao refletir sobre a Revolução da Informação, o cientista político Joseph Nye afirmou que “a difusão da informação significa que o poder será intensamente distribuído, e redes informais enfraquecerão o monopólio da burocracia tradicional”. A informação é o novo petróleo dessa Era e, na guerra, a informação é arma capaz de atingir mesmo grandes potências. Foi levando em consideração a importância que as Operações de Informações têm hoje para a defesa que dois cientistas militares brasileiros escreveram para a Revista Defence Strategic Communicationsda OTAN o artigo intitulado “O início da guerra na Internet: a Comunicação Estratégica Zapatista.

Analisando o desenvolvimento da comunicação estratégica do Exército Zapatista de Libertação Nacional, entre 1997 e 1994, o Professor Doutor Tassio Franchi, Professor-Adjunto da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e o Professor Doutor Leonardo Perin Vichi, Pesquisador-Adjunto da Escola de Guerra Naval, apontam os elementos de construção da estratégia deste grupo revolucionário mexicano, por meio de emprego de narrativas e de recursos de retórica que visavam minar o governo mexicano no sentido de obter sucesso em suas reivindicações. Montando suas operações por meio de comitês situados por todo planeta, empregaram uma estratégia discursiva para gerar pressão dentro e fora do país, conquistando, por meio da palavra – a sua arma, uma ampla comunidade de apoiadores.

A publicação científica ligada a OTAN dedica-se a publicar pesquisas em Comunicação Estratégica, assunto de vital importância nestes tempos de pós-verdades e fake news e é a primeira vez que o periódico publica textos de cientistas brasileiros.

O texto integral, em sua versão em inglês pode ser acessado em:

https://www.stratcomcoe.org/t-franchi-l-perin-vichi-beginning-warfare-internet-zapatista-strategic-communications



Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio:


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here