Operações do F-35B à bordo do porta-aviões Cavour da Marina Militare

blank
Um F-35B do USMC à bordo do porta-aviões Cavour da Marina Militare. Fotos via Marina Militare.

Google News

O porta-aviões Cavour está nos EUA, em Norfolk, Virgínia, efetuando o processo de certificação para uso operacional da mais nova aeronave F-35B Joint Strike Fighter (JSF) desde meados de fevereiro.

A actividade enquadra-se no programa fundamental de renovação da capacidade estratégica do porta-aviões que, justamente com a aquisição do novo avião de 5ª geração, tem sido afectado por um longo e importante processo de modernização e adaptação às normas técnicas para o ‘F-35B.

Nave Cavour (CVH 550) é um porta-aviões italiano STOVL (Short Take Off and Vertical Landing), construído pela Fincantieri e entrou em serviço para a Marinha italiana em 2009.

O navio é sede da insígnia de Comandante-em-Chefe do Esquadrão Naval (CINCNAV) da qual depende organicamente: é, portanto, a nau capitânia da Marinha e seu Comandante tem a desginação de “Comandante de Bandeira”.

O porta-aviões Cavour nasce de um projeto dos anos 90, sancionado por meio de um contrato entre a Direção-Geral de Armamentos Navais (NAVARM) e a Fincantieri, assinado em novembro de 2000, nascido para dotar a Marinha de um porta-aviões de capacidade plena.

O Cavour, um projeto inteiramente italiano, representa o investimento tecnológico mais importante do sistema da indústria de defesa nacional; o navio foi deposto no estaleiro Riva Trigoso (GE) em 17 de julho de 2001. Devido ao seu porte, foi construído em dois trechos distintos: o lançamento, apenas da parte de ré, ocorreu em 20 de julho de 2004 na estaleiro genovês na presença do Presidente da República Carlo Azeglio Ciampi; posteriormente, o casco lançado foi transferido para Muggiano (SP) para ser acoplado à parte dianteira. Em 15 de setembro de 2004, com a junção da proa, foi concluída a primeira fase de instalação da nova nau capitânia da Marinha italiana.

Abaixo as belas imagens das operações de certificação do caça F-35B do USMC à bordo do Cavour, que em breve receberá F-35 Lightning II específicos para a Marina Militare em substiução aos seus Sea Harrier.

  • Fonte: Marina Militare e U.S.Navy, via redação Orbis Defense Europe.


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba em seu e-mail as últimas notícias do DefesaTV, é de graça!

Assista nosso último episódio: