ASELSAN amplia presença na América Latina com soluções em destaque na LAAD 2025 –

Data:

A ASELSAN, maior empresa de defesa da Turquia, reforça sua atuação estratégica na América Latina durante a LAAD Defence & Security 2025, apresentando um portfólio robusto de tecnologias para modernização militar, segurança pública e munições guiadas de precisão. A participação da companhia, no estande G50, marca um passo decisivo em sua estratégia de expansão regional e consolidação de parcerias industriais com foco em transferência de tecnologia e desenvolvimento conjunto.

Entre os destaques, estão sistemas aéreos de última geração como a SADAK 2T (suporte inteligente para dupla munição), a bomba guiada TOLUN com orientação GPS/INS, e os kits de guiagem a laser GÖZDE 82 e LGK 82. Essas soluções elevam a capacidade de armamento de plataformas aéreas com precisão milimétrica e custo operacional competitivo — ideais para forças aéreas em processo de modernização.

No segmento de segurança pública e vigilância urbana, a ASELSAN apresenta o ASTELA 3710, rádio portátil de missão crítica; o sistema de detecção de intrusão MİDAS; e a linha de monitoramento urbano ODAKAN CityGuard, projetada para aplicação em grandes centros urbanos, instalações sensíveis e proteção de fronteiras.

A empresa já possui histórico consolidado na região, com projetos como a modernização dos tanques Leopard 2A4 do Exército do Chile e soluções de vigilância de fronteiras para diferentes países latino-americanos. A recente inauguração de seu escritório em Santiago, no Chile, amplia sua capacidade de suporte local e viabiliza programas customizados para forças armadas e órgãos de segurança.

Para o CEO da ASELSAN, Ahmet Akyol, a LAAD representa um marco. “A América Latina é um vetor estratégico em nossa expansão global. Estamos preparados para oferecer programas de modernização sob medida, transferência de tecnologia e parcerias industriais que atendam às necessidades específicas da região.”

Com forte apelo em custo-benefício, interoperabilidade e maturidade tecnológica comprovada em campo, a ASELSAN se posiciona como uma das principais candidatas a fornecer soluções integradas para defesa e segurança nos mercados latino-americanos.

Fonte: B-11 Defense

Autor

  • marcelo barros

    Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...