Associação Brasileira de Minifoguetes promoverá apresentação pública sobre suas atividades.

A Associação Brasileira de Minifoguetes é a organizadora do Festival Brasileiro de Minifoguetes.

A Associação Brasileira de Minifoguetes ou, Brazilian Association of Rocketry (BAR), é uma organização sem fins lucrativos com a missão de desenvolver no Brasil a aeroespaçonáutica, isto é, atividades de ensino, pesquisa e popularização dos minifoguetes, que são foguetes em escala geralmente entre 1:1000 e 1:100.
A BAR foi fundada em abril de 2016 na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba-PR, e trabalha desde então tendo como objetivos organizar eventos de popularização e integração dos pesquisadores e entusiastas do foguetemodelismo no país, regulamentar as atividades junto aos órgãos governamentais competentes, realizar registro histórico com informações sobre os grupos e foguetes, divulgar o Programa Espacial Brasileiro e despertar e motivar vocações para as áreas científica e espacial nos ambientes estudantil, acadêmico ou entusiasta.

A associação é responsável pela organização do Festival Brasileiro de Minifoguetes, evento voltado ao foguetemodelismo mais antigo do país. O festival reúne anualmente diversas equipes de todas as regiões do Brasil em Curitiba-PR para apresentar seus projetos e lançar seus foguetes nas categorias competitivas do evento. Veja como foi o Festival Brasileiro de Minifoguetes no ano de 2019.

Minifoguete decola durante o 6º Festival Brasileira de Minifoguetes em abril de 2019. Foto de Lucas Ferreira.

Atualmente a BAR está desenvolvendo normas para o projeto e desenvolvimento de minifoguetes, estando ativamente em contato com a comunidade para estabelecer padrões de qualidade e segurança. Em junho de 2019 a BAR realizou uma reunião com a Agência Espacial Brasileira, mostrando o comprometimento com o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro.

Presidência da Bar em Reunião com a Agência Espacial Brasileira. Na foto: Da direita para esquerda, Prof. João Batista Canalle; Prof. Dawson Izola; Sr. Carlos Augusto Teixeira de Moura, Presidente da AEB; Pro. Carlos Henrique Marchi, Presidente da BAR à época da reuniã; Sr. Sérgio Melo, Clube de Espaçomodelismo de Patos de Minas – MG; e Sr. Paulo Eduardo Vasconcellos, Diretor de Transporte Espacial e Licenciamento da AEB.

Ficou interessado em conhecer mais sobre a BAR? Guarde a data de 05 de julho de 2020, eles farão uma apresentação da associação através do YouTube. Para acompanhar basta se inscrever neste formulário.

Para maiores informações:
Website: https://minifoguete.blogspot.com
Instagram: foguetes.bar
Email para contato: [email protected]

 

Sobre o Autor
Mateus de Paula Vieira é Engenheiro Aeroespacial e Pesquisador, é Colunista no DefesaTV desde maio de 2020. Escreve principalmente sobre Tecnologia Aeroespacial e projetos acadêmicos de foguetes e aeronaves.
Laboratório de Jato Propulsão / Bravo Rocket Team – Univap. bravorocketteam.github.io/homepage


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!