Ataque aéreo russo neutraliza comandante da Al-Qaeda na Síria

Imagem via SANA Syria.

O comandante militar sênior “Horas al-Din”, da Al Qaeda, e um dos maiores grupos terroristas da Grande Idlib, foi morto em um ataque aéreo russo ontem 12 de fevereiro. O fato foi confirmado somente nas ultimas horas devido a demora na identificação do corpo e na manifetação por parte dos grupos terroristas e militantes islâmicos que também confirmaram a morte do terrorista com protestos nas redes sociais.

O ataque aéreo teria como alvo o comandante conhecido como Abu Yaqoub Kabul, enquanto ele lutava contra o Exército Árabe da Síria (SAA) no oeste de Aleppo. O terrorista pode ter participado de um ataque liderado pela Turquia .

Abu Yaqoub era o comandante do Exército al-Muahideen de Horas al-Din, uma grande unidade de jihadistas que opera principalmente na província de Aleppo, no norte. O Exército al-Muahideen é uma das maiores formações do grupo terrorista.

A origem exata de Abu Yaqoub não foi revelada. No entanto, seu pseudo sobrenome, Cabul, sugere que ele pode ser da capital afegã ou um veterano da Al Qaeda que lutou lá.

O Horas al-Din é considerado próximo ao maior grupo afiliado à Al Qaeda no maior Idlib, Hay’at Tahrir al-Sham (HTS). O grupo terrorista também mantém relações com facções turcas e suspeito de agir em conjunto apoiado pela Turquia.

Centenas de jihadistas de Horas al-Din e outros grupos terroristas foram neutralizados pelo Exército Árabe da Síria (SAA) nos últimos meses. Os terroristas restantes estão agora tentando desesperadamente impedir o avanço do exército na Grande Idlib, aproveitando a crescente presença militar turca no país.

  • Com informações SANA Syria e STF analisys & intelligence via redação Orbis Defense Europe.