Atech articula parcerias com centros de pesquisa e inovação para desenvolver soluções em IA e IoT

Data:

A Atech, empresa do grupo Embraer, aposta no desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) para transformar a gestão do tráfego aéreo, o gerenciamento de incidentes e o controle de operações críticas. As possibilidades de aplicações vão de simuladores ao desenvolvimento e integração de sensores, e análise de cenários em ATM e operações com Drones.

Neste contexto, a Atech realizou em sua sede, em São Paulo (SP), o Embrapii Day, recebendo representantes de alguns dos principais centros de pesquisa e inovação do Brasil para discutir o desenvolvimento conjunto de novas tecnologias. O encontro foi articulado pela Embrapii, organização social que conecta instituições de pesquisa e empresas para fomentar a inovação na indústria.

“A inovação está em nosso DNA, e estabelecer parcerias estratégicas nos ajudará a avançar ainda mais no desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades do mercado e da sociedade”, afirma o CEO da Atech, Rodrigo Persico.

“Nosso compromisso é seguir investindo em novas tecnologias e contribuir para o crescimento da indústria brasileira com soluções de alto impacto”, acrescentou.

O encontro reuniu representantes de 8 instituições que desempenham um papel essencial no ecossistema de inovação do país.

Representantes de centros de inovação trocam experiência durante o Embrapii Day na Atech

Parcerias estratégicas

Durante a reunião na Atech, realizada no último dia 13, os representantes dos centros de pesquisa apresentaram propostas alinhadas às demandas estratégicas da empresa. Além das discussões técnicas, os participantes puderam conhecer a estrutura da Atech e suas principais iniciativas voltadas à inovação tecnológica.

“Reunimos o que há de melhor entre os principais institutos de pesquisa do país para apoiar os projetos da Atech”, destaca o diretor de Inovação e Relações Institucionais da Embrapii, Igor Nazareth, também presente no encontro.

Agora, a Atech irá avaliar as propostas apresentadas pelas instituições para formalizar os primeiros acordos e seus respectivos escopos de trabalho com os parceiros selecionados. Após essa etapa, terá início o desenvolvimento dos projetos.

Autor

  • marcelo barros

    Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias