Atividade de Aposição de Brasões dos novos Cadetes do Curso Básico da AMAN

Data:

Resende (RJ) – No dia 5 de fevereiro de 2025, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizou a tradicional cerimônia de aposição de brasões nos futuros cadetes do Curso Básico. Tal atividade faz parte do período de nivelamento dos alunos oriundos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), caracterizando a transição dos jovens militares para a nova etapa de sua formação.

A solenidade contou com a presença do Comandante da AMAN, General de Brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifácio, do Comandante do Corpo de Cadetes, Coronel Luis Antônio e do Comandante do Curso Básico, Major Montenegro, entre outros oficiais.

As atividades iniciaram com a tradicional alvorada festiva, seguida de uma corrida pelo Campo de Instrução da AMAN, externando espírito de união e vibração dos futuros cadetes.

Após a corrida, os alunos deslocaram-se para a região do Parque do Curso Básico, onde receberam, com orgulho e emoção, o tão esperado Brasão do cadete das Agulhas Negras.
Encerrando a cerimônia, em um momento que se reveste de grande simbolismo, os futuros cadetes do Curso Básico entoaram, pela primeira vez em uma cerimônia militar, a canção “Brasão do Cadete”, de autoria do então Cadete Luan Jimenez.

No próximo sábado, 8 de fevereiro, os futuros oficiais do Exército Brasileiro darão mais um passo importante em sua trajetória, adentrando solenemente pelo Portão dos Novos Cadetes, marcando sua entrada oficial na Bicentenária Academia Militar.

Tudo por um Ideal!
Aqui são forjados os líderes do futuro!

Fonte: Exército Brasileiro

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...