Aumento das apreensões pela PRF é destaque no encerramento da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas

O Dia Internacional de Combate às Drogas foi comemorado hoje (sexta), em cerimônia no Ministério da Justiça e Segurança Pública. O Diretor-Geral da PRF, Eduardo Aggio, participou do evento que contou com a presença do Ministro da Justiça, André Mendonça, e que marcou também o encerramento da 22a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas.

Nesta mesma semana, a PRF está desenvolvendo a Operação Tamoio II. O objetivo é estrangular a logística e enfraquecer as fontes de receita do crime, boa parte dela obtida por meio do tráfico de drogas. A Operação continua até a meia-noite desta sexta, e teve como destaque a apreensão de nada menos que 25,7 toneladas de maconha escondidas em uma carga de madeira em Naviraí (MS).

De acordo com o Diretor-Geral da PRF, Eduardo Aggio, a instituição atua cada vez mais no estrangulamento do transporte e distribuição das drogas pelo país. “Houve significativa ampliação nas apreensões. No ano passado, a média de apreensões de maconha era de 26 toneladas por mês. De maio para cá, esta média subiu para 101 toneladas mensais” revelou. “Isso não é fruto do acaso, mas de investimentos em tecnologias de inteligência na estratégia de combate à logística do crime”.

Segundo Aggio, outro ponto muito importante é o combate do uso de drogas pelos motoristas nas rodovias federais. “Estamos testando equipamentos para que possamos detectar o uso inadequado de drogas por parte dos condutores com a mesma eficácia que já fazemos com o uso de álcool” afirmou o Diretor-Geral da PRF.

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, disse que a nova diretoria da PRF é “Pé Quente”. “Os dois maiores recordes de apreensões aconteceram em um mês e meio da nova gestão. Este presente não é para mim, mas para toda a sociedade”. Apesar dos números significativos da PRF, Mendonça enfatizou que não deve haver competição entre os órgão federais ou estaduais, sejam civis ou militares. “A integração e coesão entre as forças é fundamental para garantir a segurança do cidadão. Não vamos apenas somar, vamos multiplicar os esforços” disse.

Fonte: Agência PRF



Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: