Aviação do Exército tem novo Comandante

O Comando de Aviação do Exército (CAvEx), em Taubaté, realizou a troca de comando da Aviação do Exército (AvEx). A transmissão do cargo do General de Brigada, Carlos Waldyr Aguiar, para o General de Brigada Ricardo José Nigri, ocorreu na manhã do dia 27 de março, no CMSE (Comando Militar do Sudeste) em São Paulo, somente com a presença dos generais e do comandante militar do sudeste, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos.

Um dia antes, no dia 26 de março, em Taubaté, para marcar a passagem do Gen Aguiar pela Aviação, ocorreu o plantio de uma árvore na Alameda dos Pioneiros e a nova árvore soma-se agora a outras 14, que representam os últimos comandantes que já estiveram à frente do CAvEx.

Na ocasião, foi colada a tarjeta de identificação do macacão do Gen Aguiar na galeria da ordem das águias da Aviação do Exército, Águias de Ouro, que são os antigos comandantes de Aviação. Também houve a inauguração do retrato do Gen Aguiar na galeria dos comandantes da AvEx. Em suas palavras, Gen Aguiar deu as boas vindas ao Gen Nigri, destacou a importância da tropa e agradeceu o empenho de todos, que foi fundamental para o sucesso do trabalho desenvolvido por ele nestes dois anos na Aviação. Em um novo desafio, Gen Aguiar segue agora para Brasília, onde será o Diretor de Sistemas e Material de Emprego Militar.

O novo comandante de Aviação, Gen Nigri, chega ao CAvEx oriundo da 2ª brigada de Cavalaria Mecanizada, em Uruguaiana- RS, que comandava desde abril de 2019.
Na solenidade, Gen Nigri destacou a importância e o sucesso do trabalho realizado até agora pelo seu antecessor, ressaltando que ele deixa a Aviação com sentimento de dever cumprido.

Ao assumir o novo cargo, Gen Nigri lembrou as peculiaridades da Aviação. “A Aviação do Exército é uma tropa com três características bastante especiais. A primeira é a paixão, pois quem entra neste sistema chega com paixão e se doa, se despindo dos interesse pessoas. A segunda é o profissionalismo arraigado, em aviação não cabe invenções, nós sabemos o que temos que fazer e fazemos bem feito. A terceira trata-se de um sistema fechado,onde os profissionais se conhecem e vão se encontrando ao longo da carreira”, destacou.

Gen Nigri finalizou falando sobre a gratidão da Aviação do Exército ao Gen Aguiar. “Neste momento que nós inauguramos o seu retrato nesta galeria, de eternos comandantes, fica registrado apenas uma pequena representação da gratidão que nós da Aviação do Exército sentimos por um profissional do seu quilate”.


General Nigri

Nascido em 13 de maio de 1967, na cidade do Rio de Janeiro, General Nigri incorporou às fileiras do Exército em 24 de fevereiro de 1986. Foi declarado aspirante a oficial da arma de Cavalaria em 09 de dezembro de 1989. Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) em 1996 e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército nos anos de 2006 e 2007. Realizou o curso de piloto de aeronaves (1993), curso de piloto de combate (1998) e curso avançado de aviação (2001). No exterior, realizou o curso de piloto de black hawk (EUA 1999), foi observador militar da ONU na Costa do Marfim (2005), Oficial de Ligação do Exército na Aviação do Exército da França (2010 e 2011) e cursou o mestrado em estratégia nacional no Uruguai em 2015. Comandou o Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), sediado em Taubaté – Sp, em 2013 e 2014. Foi instrutor na Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

Créditos: Comando de Aviação do Exército (CAvEx)





Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail