BAAN sedia Exercício Operacional EXOP AIRLIFT-COMAO 2025

Data:

A Força Aérea Brasileira (FAB) deu início, nessa segunda-feira (26/05), ao Exercício Operacional EXOP AIRLIFT-COMAO 2025, na Base Aérea de Anápolis (BAAN). A atividade, que acontece até o dia 06/06, reúne mais de 400 militares da FAB e 600 do Exército Brasileiro (EB) em um cenário simulado de guerra regular, com foco em ações conjuntas e de alta complexidade.

Coordenado pelo Comando de Preparo (COMPREP), o treinamento busca consolidar a doutrina da Aviação de Transporte e adestrar as tripulações em missões aéreas compostas, em um ambiente que simula um conflito armado real. As operações envolvem aeronaves de Transporte, Caça, Reconhecimento e Asas Rotativas, além de tropas de infantaria, forças especiais e defesa antiaérea.

“O objetivo desse exercício é consolidar a doutrina da Aviação de Transporte em um cenário de treinamento com alto grau de realismo, adestrando nossas tripulações em missões complexas e integradas. Teremos lançamento em massa de paraquedistas, infiltração, exfiltração e evacuação aeromédica de tropas diretamente no terreno, dentro do conceito de operações compostas”, explicou o Comandante da BAAN e Diretor do Exercício, Coronel Aviador Leandro Vinicius Coelho.

O EXOP AIRLIFT-COMAO 2025 está dividido em três fases. A missão principal é retomar áreas estratégicas ocupadas, o que exige a execução coordenada de ações como assalto aeroterrestre, evacuação médica, reconhecimento tático, varredura aérea e defesa antiaérea.

Entre os meios empregados, destacam-se aeronaves como o KC-390 Millennium, o F-39 Gripen, o F-5M, o C-105 Amazonas, o A-1M AMX, o E-99M e o helicóptero H-60 Black Hawk, além de meios de defesa antiaérea. O Exército Brasileiro contribui com tropas paraquedistas e forças especiais.

O exercício conta também com cenários de combate noturno com uso de óculos de visão noturna (NVG do inglês – Night Vision Goggles), sistemas de autodefesa e a realização de missões compostas (COMAO), que exigem elevada coordenação tática entre diferentes plataformas.

 “O EXOP AIRLIFT-COMAO irá  adestrar os tripulantes do COMPREP [Comando de Preparo] em uma ampla gama de ações, como Defesa Aérea, Ataque, Assalto Aeroterrestre, Reabastecimento em voo e Defesa Antiaérea, em um ambiente realista e desafiador. Além disso, fortalece a coesão entre as Forças, aperfeiçoa os procedimentos conjuntos e proporciona um ambiente seguro para aplicação de doutrinas, testes de táticas e levantamento de lições aprendidas, fundamentais para a evolução da capacidade de combate das Forças Armadas”, destacou o Tenente-Coronel Aviador Miguel dos Santos Clarino, que representou o  Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, na abertura do exercício.

Fotos: Sargento Muller / CECOMSAER



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias