BAE System realiza entrega ao Exército Brasileiro dos obuseiro autopropulsado M109A5+ (Vídeo)

Em 2012, o Exército Brasileiro (EB) selecionou o obuseiro autopropulsado M109 para compor a espinha dorsal de sua artilharia de campanha.

A aquisição desse Material de Emprego Militar fez parte do Subprograma Estratégico – Sistema de Artilharia de Campanha (SAC) e teve como objetivo, a transformação e modernização da Artilharia de Campanha, elevando a capacidade operacional do Apoio de Fogo da Força Terrestre.

Em consonância ao projeto de aquisição, em 2016, a empresa britânica BAE Systems ganhou um contrato de US$ 54 milhões junto ao Departamento de Defesa dos EUA, referente ao programa de vendas militares estrangeiras (Foreign Military Sales – FMS) para fornecer a atualização dos obuseiros autopropulsados M109 (versão A5+) ao EB.

Pelo contrato, a BAE Systems oferece também ao EB conhecimento tecnológico e apoio durante o ciclo de vida dos veículos entregues. O evento oficial de entrega ocorreu em dezembro de 2019, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

O M109A5+ incorpora diversos sistemas digitais capazes de enfrentar os desafios atuais da Artilharia de Campanha, assim à aquisição feita pelo EB ampliou a capacidade da Artilharia brasileira, haja vista que o produto foi modernizado com base nas necessidades do Exército.

O novo modelo do M109, pesa 25 toneladas e tem um motor de 440 HP. O obuseiro tem capacidade de engajar alvos até o alcance máximo de 30 Km, realizando tiro indireto, o que reduz o tempo entre o recebimento da missão de tiro e o disparo em mais de 80% em relação aos modelos anteriores. Possui ainda um sistema de navegação inercial e cadência máxima de 4 tiros por minuto.

O obuseiro de 155 mm de calibre incorpora um medidor da velocidade inicial do tubo, que proporciona maior precisão ao tiro, além de melhorias no sistema de posicionamento e navegação, na unidade de exibição de comando, nos rádios digitais, no sistema de controle de armas e no bloqueio de tubo remotamente acionado.

You may also like