Base Aérea de Manaus sedia Exercício Operacional EVAM DBNQR

Data:

  A Força Aérea Brasileira (FAB) deu início, nessa terça-feira (06/05), na Base Aérea de Manaus (BAMN), ao Exercício Operacional de Evacuação Aeromédica com foco em Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (EXOP EVAM DBNQR). A atividade marca o início de uma série de treinamentos voltados ao adestramento do efetivo e à prontidão da FAB em ações de Evacuação Aeromédica e resposta a incidentes envolvendo agentes DBNQR.

O Exercício ocorrerá até o dia 16/05 e é coordenado pelo Comando de Preparo (COMPREP), em colaboração com a Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), tendo como Diretor do Exercício Operacional o Comandante da BAMN. A proposta é capacitar tripulações, equipes médicas e operadores de defesa química, biológica, radiológica e nuclear em operações conjuntas de Evacuação Aeromédica, com pousos de máximo esforço e emprego de protocolos específicos de descontaminação.

Estão envolvidas na atividade as seguintes aeronaves: C-105 Amazonas, KC-390 Millennium, C-97 Brasília, C-98 Caravan e H-60 Black Hawk, empregadas em missões simuladas de resgate, estabilização e transporte de pacientes em ambientes hostis, com foco em regiões de difícil acesso e cenários de calamidade pública.

Entre os objetivos do EXOP EVAM DBNQR estão: promover o entendimento mútuo entre os participantes; maximizar o uso dos recursos disponíveis para o aprimoramento das equipes envolvidas, e adestrar os militares em missões conjuntas, com ênfase na integração entre saúde operacional e aviação militar.

O Comandante da BAMN, Coronel Aviador Wankley Lima de Oliveira, destacou a importância do Exercício para a Força Aérea e para o país. “Trata-se de uma atividade essencial para o fortalecimento da capacidade de pronta resposta da FAB em situações críticas, sempre com foco na preservação da vida e na eficiência operacional. Esse é um assunto de extrema importância e a FAB desenvolve esses exercícios para que estejamos o mais preparados possível. Quando a situação exige uma atuação integrada, a comunidade, juntamente com os civis de todo o Brasil, espera que as Forças Armadas estejam no mais alto nível de preparo — e é assim que deve ser. Se o Brasil precisar, estaremos em condições de atuar”, afirmou.

A Sargento Técnica em Enfermagem Juliana Pereira de Sousa, do Grupo de Saúde da Base Aérea de Porto Velho (GSAU-PV), compartilhou sua motivação em relação à capacitação proporcionada pela atividade. “Minha expectativa é adquirir mais conhecimento e oferecer uma assistência de qualidade aos usuários do Grupo de Saúde da Base Aérea de Porto Velho. Nossa equipe está muito empenhada em aprender e agregar esse conhecimento”, contou.

Além da FAB, o Exercício conta com a participação da Marinha do Brasil (MB) e do Exército Brasileiro (EB), fortalecendo a interoperabilidade entre as Forças Armadas e promovendo o desenvolvimento de capacidades conjuntas em ações de Defesa Química, Biológica, Nuclear e Radiológica, além da atuação integrada em situações de emergência e missões humanitárias.

Fotos e edição de vídeo: Sargento Mônica / CECOMSAER



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias