Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais realiza exercícios no Campo de Instrução de Gericinó

Bateria desdobrada no terreno

O Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais (BtlArtFuzNav) realizou entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, o exercício Escola de Fogo de Artilharia (ESFOG-ART); e o Estágio de Qualificação Técnica Especial de Artilharia para oficiais (E-QTEsp-Art-Of) no Campo de Instrução de Gericinó (CIG), no Rio de Janeiro, com duas Baterias de obuseiros 105mm (1ªBiaO105mm e 2ªBiaO105mm) desdobradas no terreno.

Foram empregados 180 militares, 12 viaturas operativas e 9 obuseiros 105mm L118 light gun, que tem um raio de ação de até 21 Km de distância. Esse exercício foi a primeira oportunidade que os segundos-tenentes recém apresentados à Organização Militar, concludentes do E-QTEsp-Art-Of, tiveram de executar missões de tiro real de artilharia de campanha.

Durante os exercícios, foi realizado teste do Sistema COMBAT-NG que está em processo de aquisição pelo Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), desenvolvido pela empresa israelense Elbit Systems, é um dos componentes do Sistema Integrado de Comando de Controle do CFN (SIC2CFN).

O sistema foi desenvolvido e contempla uma Bateria de Obuseiros 105mm L118 (Light Gun) a meia dúzia peças, se caracteriza pela utilização de informações majoritariamente via dados, visando integrar a Central de Tiro (CTir), a Linha de Fogo e o Observador Avançado, promovendo uma rapidez e precisão do tiro de Artilharia.

O COMBAT-NG ainda está em fase de recebimento e a previsão para prontificação é durante a Operação Formosa de 2020.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações do CCSM


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below