Batalhão de Infantaria Motorizado celebra 46º aniversário de fundação

blank

No dia 5 de julho, o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BI Mtz) celebrou a passagem do seu 46º aniversário de fundação com a presença de oficiais-generais que contribuíram para a evolução histórica das operações em ambiente de caatinga.

A solenidade contou com a participação do General de Exército Luiz Carlos Gomes Mattos, Presidente do Superior Tribunal Militar; do General de Exército Antônio Freire Gomes, Comandante Militar do Nordeste; do General de Divisão Anísio David de Oliveira Junior, Vice-Chefe do Departamento Geral de Pessoal; e do General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro, Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Francisco Barreto de Menezes.

Após as honras de recepção das autoridades, foi realizada uma formatura, onde o Gen Ex Mattos, o Gen Ex Freire Gomes, o Gen Div David e o Gen Div Álvaro, representado pelo Gen Bda Ribeiro, foram agraciados com facão do carcará, símbolo da mística do combatente de caatinga. Os generais também receberam o distintivo de Caatinga, destacando os feitos pioneiros que contribuíram para evolução das operações em ambiente de caatinga. Os oficiais-generais ainda visitaram o Parque Zoobôtanico da Caatinga e participaram do almoço de congraçamento dos “Carcarás da Caatinga”.

Na ocasião, o Gen Ex Mattos e o Gen Ex Freire Gomes realizaram o descerramento da placa de inauguração das novas instalações do Centro de Instrução de Operações na Caatinga, que proporcionará melhor infraestrutura ao processo de ensino-aprendizagem dos futuros combatentes de caatinga. O evento não teve a participação do público externo e seguiu as medidas sanitárias de prevenção contra a covid-19.

Fonte: 72º Batalhão de Infantaria Motorizado