Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército, “o Guardião da Aviação”, recebeu a visita do ministro da Defesa

No dia 19 de setembro, durante a visita ao Comando de Aviação do Exército (CAvEx), o Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército (B Mnt Sup Av Ex), o Guardião da Aviação, recebeu em suas instalações o Excelentíssimo Senhor General de Exército Joaquim Silva e Luna, Ministro da Defesa, acompanhado de sua comitiva, o General de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, Comandante Militar do Sudeste, o General de Exército Laerte de Souza Santos, Chefe de Logística e Mobilização do Ministério da Defesa, o General de Divisão Eduardo Castanheira Garrido Alves, Assessor Especial Militar do Ministro da Defesa, o General de Brigada Carlos Waldyr Aguiar, Comandante de Aviação do Exército e demais comandantes das Organizações Militares de Aviação da Guarnição de Taubaté.

O Batalhão participou da formatura que recepcionou o Ministro da Defesa e sua comitiva junto com as demais Unidades de Aviação do Exército. Chegando ao Guardião da Aviação, o Ministro da Defesa pode conhecer os trabalhos realizados por seus militares no cumprimento das missões de manutenção das aeronaves de asa rotativa do Exército Brasileiro. Foi destacado também o alto nível técnico dos militares, que têm em seus currículos cursos realizados na França, tornando a Unidade uma referência como centro reparador de motores, conjuntos dinâmicos e pás, gerando significativa economia de recursos para a Nação. Conheceu também a cabine de pintura e de jateamento, capaz de realizar a pintura de uma aeronave Cougar.

O Ministro da Defesa ficou muito impressionado com o nível de excelência alcançado pela Aviação do Exército, destacando que “As asas do Exército Brasileiro não poderiam estar em melhores mãos”. Finalizando a visita, o CAvEx realizou, no Salão Nobre do Guardião da Aviação, um cerimonial de inauguração da sutache do Ministro da Defesa na Galeria da Ordem das Águias da Aviação do Exército, oportunidade na qual foram realizados os agradecimentos pela visita. Em seguida, antes de embarcar na aeronave, o Ministro da Defesa preencheu o Livro de Ouro da Aviação do Exército e participou de um coquetel de despedida.

A chegada do Ministro da Defesa à Guarnição de Taubaté, coincidiu com um fato histórico de extrema relevância para a Aviação Nacional. Há 104 anos, no dia 18 de setembro de 1914, pela primeira vez no Brasil, a Aviação Militar, ao lado das Forças Regulares, entra como a quinta arma de guerra para combater os chamados “fanáticos do Contestado”. Nessa ocasião, os aviadores Ricardo Kirk e Ernesto Darioli pilotaram as aeronaves. Hoje, o aviador militar Ricardo João Kirk, que foi promovido ao posto de capitão, é homenageado tendo o seu nome como denominação histórica para o Forte Ricardo Kirk, que abrange todas as Unidades de Aviação do Exército na cidade de Taubaté, no estado de São Paulo.

Fonte e Fotos: B Mnt Sup Av Ex



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below