Batalhão do Exército participa do Ameaças Não-Convencionais América do Sul 2025

Data:

Rio de Janeiro (RJ) – O Forte Copacabana, no Rio de Janeiro, recebe, no período de 25 a 27 de março, o evento Non-Conventional Threats (NCT) South America 2025 (Ameaças Não-Convencionais América do Sul). Durante a abertura do evento, o Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) participou de demonstrações, exposições de equipamentos, treinamentos com instrutores internacionais e atividades práticas focadas na defesa química, biológica, radiológica e nuclear, além da prevenção de artefatos explosivos (EOD).

A atividade incluiu um exercício simulado de ataque químico contra o comboio de uma autoridade, com identificação da ameaça e demarcação da área de perigo. Também foram realizadas ações de evacuação e descontaminação de vítimas, além da recuperação da área afetada.

O NCT América do Sul 2025 conta com a participação de representantes do Exército Brasileiro, órgãos de segurança pública, palestrantes internacionais especializados e representantes de instituições nacionais e internacionais. Integrantes do Ministério da Defesa (MD), bem como do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), também participam do encontro.

Foto: Sd Emanuel

O evento será realizado até o dia 27 de março e visa aprimorar a preparação para grandes eventos internacionais que ocorrerão no Brasil, como a Reunião do BRICS, a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima/Conferência das Partes) e a Copa do Mundo Feminina de Futebol 2027. O principal objetivo é promover a troca de conhecimentos entre autoridades de segurança pública e defesa de diferentes países.

Expertise

O 1º Batalhão DQBRN já atuou em importantes eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016. Ao lado da Companhia DQBRN, sediada em Goiânia (GO), essa unidade desenvolve ações de mitigação e enfrentamento de ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares, com recursos humanos e equipamentos altamente especializados. Trata-se de uma capacidade estratégica do Exército, em constante aprimoramento e evolução. O batalhão é uma unidade diretamente subordinada ao Comando Militar do Leste.

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...