Batalhão DOMPSA participa de exercício de adestramento Operação Saci 2020

A Operação contou com a participação de todas as Organizações Militares diretamente subordinadas à Brigada de Infantaria Pára-quedista

A Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) realizou entre os dias 08 a 12 de outubro na cidade de Resende, a Operação Saci 2020, principal exercício de adestramento dessa Grande Unidade Aeroterrestre.

A Operação contou com a participação de todas as Organizações Militares diretamente subordinadas à Bda Inf Pqdt, dentre as quais destaca-se o Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar (Btl DOMPSA).

Durante o exercício, o Batalhão DOMPSA esteve diretamente envolvido na preparação para a Infiltração da equipe de Precursores e para o Assalto Aeroterrestre (A Aet), mobiliando um Posto de Distribuição de Paraquedas no interior do aeródromo de partida.

Após o assalto e a reorganização, a Turma DOMPSA desdobrou um Posto de Coleta de Material Aeroterrestre (P Col Mat Aet) para receber e homiziar o material utilizado no salto, permitindo posterior recolhimento.

Além dessas atividades, a Turma DOMPSA realizou o balizamento de uma Zona de Lançamento de Carga para o lançamento simulado de um Obuseiro Oto Melara, executou o recolhimento e retraimento do material aeroterrestre homiziado junto à Zona de lançamento (ZL) do A Aet até a área do Destacamento Logístico.

Desta forma, por intermédio da operação de um Terminal de Cargas Avançado (TECA), foi efetuado a preparação desse material para retorno ao Destacamento DOMPSA, atendendo aos princípios da Logística Reversa.

A operação revestiu-se de grande importância pois além de cumprir objetivos do ano de instrução do B DOMPSA, possibilitou o adestramento dos especialistas DOMPSA em atividade de campanha e a ampliação da gama de capacidades da especialidade.

  • Com informações e fotos: Btl DOMPSA


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!