Boeing apresenta novo sistema não tripulado para defesa global

Google News

O Boeing Airpower Teaming System (ATS) é o primeiro veículo aéreo não tripulado capaz de operar em conjunto com aeronaves tripuladas. O intuito é proporcionar mais seguranças nas missões de defesa aérea como também atuar de forma isolado como sistema precursor em busca de informações do espaço aéreo inimigo.

Neste mês, a aeronave conhecida como Loyal Wingman fez seu primeiro voo de teste sob supervisão da empresa americana com sede na Austrália. Fato que marcará a história da Força Aérea Australiana no ano do seu centenário.

A Boeing Australia e a Royal Australian Air Force (RAAF) conduziram o vôo inaugural do drone militar cumprindo rotas pré-definidas em diferentes velocidades e altitudes para avaliar suas funcionalidades de voo, diz a fabricante. Este ensaio foi monitorado por um piloto de testes de uma estação de controle de solo na área de testes estabelecida para missão. De acordo com a Vice-Marechal do Ar Cath Roberts, chefe da capacitação da Força Aérea Australiana.

O primeiro voo é um passo importante neste projeto significativo de longo prazo para a Força Aérea e a Boeing Austrália, e estamos entusiasmados por fazer parte desse teste bem-sucedido”.

Esta aeronave faz parte do projeto Loyal Wingman, que é um pioneiro no desenvolvimento de uma tecnologia capaz de integrar de sistemas autônomos e inteligência artificial para criar equipes homem-máquina inteligentes. Tornando-se pioneira na operação deste tipo de tecnologia empresa ATS coloca-se na vanguarda da inclusão de sistemas autônomos que servirão de base para delinear um novo futuro para as aeronaves de combate.

Um modelo do Boeing Airpower Teaming System não tripulado foi apresentado no Australian International Airshow em 27 de fevereiro. O Boeing Airpower Teaming System fornecerá suporte multi-missão para missões de controle aéreo. (Foto Boeing)

História

O Airpower Teaming System foi apresentado ao mundo em forma de maquete na Avalon Airshow em 27 de fevereiro de 2019. Em apenas dois anos de desenvolvimento, cumprindo uma rigorosa bateria de testes em solo, a aeronave chegou no seu primeiro voo em 2021. Sendo um projeto gerenciado pela Boeing Austrália a aeronave se torna a primeira tecnologia fabricada fora do solo americano, como também a primeira aeronave de combate projetada e construída na Austrália em 50 anos. De acordo com a fabricante:

A Boeing e a Austrália são as pioneiras em operações de combate totalmente integradas por aeronaves com e sem tripulação”, disse Leanne Caret, executivo-chefe da Boeing Defense, Space & Security.

Esta aeronave é um empreendimento histórico para a Boeing. Não só é desenvolvido fora dos Estados Unidos, mas também é projetado para que nossos clientes globais possam integrar conteúdo local para atender aos requisitos específicos de seus países ”, disse Marc Allen, presidente da Boeing International. (Foto: Boeing)

O que se espera agora é a intensificação dos testes em voo do Loyal Wingman para demonstrar a importância de drones capazes de operar em conjunto com aeronaves tripuladas criando então o conceito de “ALAS Leais”. Esse é um termo explica a utilização de drones avançados no voo de Ala, com caças de quinta geração com o objetivo de garantir a segurança de todas as pessoas envolvidas na missão. Por esse motivo o LW se torna economicamente atrativo pois o seu custo operacional é mais vantajoso, em relação as aeronaves utilizadas na atualidade. Será uma verdadeira revolução das armas de combate o que já desperta interesse de vários clientes globais incluindo os Estados Unidos (U.S.A).

Fonte: Boeing.com

Luiz Carlos Jr

Especialista em Assuntos Militares e entusiasta da Aviação.

@asashistoricas

aviação, helicoptero, rotores, asas, helicopter, vertical, inspecao, militar, brasil, voo, santos, dumont, aniversário, paixão, aviões, aircraft, aviation, aereo, força, aérea, brasileira, modernização, Brasília, veteranos, aeronaves, indústria, brasil, nacional, pamasp, air force, drone, boeng, inteligencia, artificial



Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: