Boeing investe em estações terrestres para transmissão de dados

A empresa norte-americana de aviação Boeing, anunciou nesta segunda-feira dia 10 a aquisição da empresa BridgeSat, com sede em Denver, no Estado do Colorado, a qual está desenvolvendo uma rede global de estações terrestres ópticas (OGS) para transmitir grandes quantidades de dados ao espaço de forma rápida e confiável. O valor do negócio não foi informado. Segundo a Boeing, as estações da BridgeSat suportam comunicações ópticas via satélite de órbita terrestre baixa (LEO) e geoestacionária (GEO), permitindo transmissões seguras entre satélites, outras espaçonaves, veículos aéreos não tripulados e aeronaves de alta altitude. 

A BridgeSat foi criada em 2015 para atender às limitações de custo, largura de banda e infraestrutura em comunicações ópticas baseadas em espaço. A empresa anunciou recentemente um acordo de primeiro setor com a NASA para desenvolver um sistema de comunicações ópticas de espaço livre comercializado que pudesse suportar as futuras missões da agência. A Boeing informou que o negócio foi realizado por meio de sua subsidiária Boeing HorizonX Ventures, que liderou a rodada de financiamento da BridgeSat com a participação da Allied Minds.

O papel da Boeing HorizonX Ventures é direcionar investimentos que ajudem a escalar a inovação de startups na indústria aeroespacial. Seu portfólio é formado por empresas especializadas em sistemas autônomos, manufatura aditiva, armazenamento de energia e dados, materiais avançados, sistemas de realidade aumentada e software, aprendizado de máquina, propulsão híbrido-elétrica e hipersônica e conectividade da “internet das coisas”.

Fonte: Valor Econômico
Publicado em: 10/09/18
Por: João José Oliveira



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below