Bolsonaro participa da cerimônia de Brevetação dos novos Paraquedista do Exército Brasileiro

Os novos paraquedistas passarão a ostentar, em seus uniformes, as “Asas de Prata”, o “boot marron” e a “boina bordô”.

blank

O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou neste sábado (15) da solenidade de Brevetação dos novos Paraquedistas do Exército Brasileiro (EB), no Rio de Janeiro. A Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqdt) formou este ano 749 militares, sendo 747 militares do EB e dois militares da Força Aérea Brasileira (FAB). 

Os novos paraquedistas passarão a ostentar, em seus uniformes, as “Asas de Prata”, o “boot marron” e a “boina bordô”, símbolos que caracterizam a tropa paraquedista. Em seu discurso o presidente exaltou a tropa paraquedistas.

“Hoje, o paraquedista não apenas salta da rampa de aviões militares. Ele também sobe a rampa do Palácio do Planalto, para mostrar a todos no Brasil que temos honra na condução das questões públicas e que queremos sim um Brasil muito melhor do que aquele que recebi em janeiro do ano passado”, disse o presidente.

“Com a força de vocês novos paraquedistas, nós cumpriremos esta missão (…) Tenho certeza de que, contando com vocês, com sua lealdade absoluta ao nosso Brasil, cumpriremos qualquer missão. Tenho certeza de que os obstáculos que ora se apresentam para nós serão vencidos e que, brevemente, nos congratularemos por este momento.” acrescentou o presidente, que integrou a Bda Inf Pqdt antes de se dedicar à carreira política.

blankEntre os formandos deste ano, inclui-se o Soldado Paraquedista Pedro Ferreira Chaves, falecido durante a execução do Estágio Básico Paraquedista. Durante a solenidade, a família do Soldado recebeu o brevê das mãos do Presidente da República.

Participaram ainda da cerimônia na Vila Militar: o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno Ribeiro Pereira; o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, além de oficiais militares e parlamentares convidados. Ao final da formatura, os novos paraquedistas desfilaram em continência ao presidente.

A Formação 

A Formação Básica Soldado Paraquedista é composta pelo Treinamento Individual Básico de Combate (TIBC) e pelo Estágio Básico Paraquedista.

O TIBC é composto por instruções de técnicas especiais cujo objetivo é tornar o militar apto a combater em ambiente hostil, isoladamente ou em grupo, provendo a sua subsistência sob condições adversas.

O Estágio Básico Paraquedista é dividido em três fases:

  • A primeira fase é realizada na unidade Paraquedista de origem e visa preparar fisicamente o combatente;
  • A segunda fase desenvolve-se sob a coordenação da Formação Básica Paraquedista na Área de Estágios, onde, durante duas semanas, os militares aprendem as técnicas de salto; e
  • A terceira etapa é destinada à realização dos saltos de qualificação.  

Neste ano, os paraquedistas realizaram três saltos de aeronave militar em pleno voo, sendo pelo menos 1 noturno e 1 armado e equipado.

  • Com agências nacionais