
Os bombardeiros B-1B Lancer da Força Aérea dos EUA chegaram à Base Aérea da Noruega em Oerland ontem, em 22 de fevereiro de 2021 pela primeira vez na história de ambos os Aliados.
Os Estados Unidos e a Noruega realizarão treinamento conjunto para demonstrar a interoperabilidade transatlântica. Essas missões ajudam a construir um entendimento e a fortalecer ainda mais a parceria entre os Aliados. No geral, isso aumentará a letalidade e a prontidão das forças combinadas no Norte da Europa.
O treinamento com aliados como a Noruega nos permite aprimorar nossas capacidades de dissuasão e defesa, ao mesmo tempo em que melhora a estabilidade regional
Em conformidade com a política dos Estados Unidos e da Noruega, todo o pessoal da Força Aérea dos Estados Unidos entrará imediatamente em uma restrição de movimento ao chegar na Noruega. Todo o pessoal foi examinado clinicamente antes da viagem para evitar riscos sanitários contagiosos.
Entre outros, a implantação integrará aeronaves de caça de 5ª geração com os bombardeiros estratégicos, demonstrando o avanço dos Aliados em tecnologia de defesa, capacidades e interoperabilidade.
Os EUA estão comprometidos com seus Aliados da OTAN e nações parceiras na região. Eles realizam operações regulares e de rotina para permanecer flexíveis e ágeis para atender a quaisquer circunstâncias dentro do ambiente operacional.
“Estou ansioso para mostrar nossa capacidade de operar a partir deste novo local e ir atrás da missão em ambientes novos”, “O treinamento com aliados como a Noruega nos permite aprimorar nossas capacidades de dissuasão e defesa, ao mesmo tempo em que melhora a estabilidade regional”… disse o General Jeff Harrigian, comandante das Forças Aéreas dos EUA na Europa-Força Aérea na África.
- Fonte: OTAN/USAF- Allied Air Command & Norwegian Air Force/OTAN, via redação Orbis Defense Europe.