Brasil é homenageado na FAMEX 2025 e leva 12 empresas de defesa e segurança

Data:

O Brasil será o convidado de honra da Feria Aeroespacial Mexicana (FAMEX) 2025, que acontece de 23 a 26 de abril na Base Aérea Militar nº 1, em Santa Lucía, próximo à Cidade do México. A delegação brasileira reunirá 12 empresas da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), consolidando a presença nacional em um dos maiores eventos do setor aeroespacial da América Latina.

O espaço brasileiro na feira será coordenado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), além dos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. Entre as empresas participantes estão nomes como Xmobots, IMBEL, Omnisys Engenharia e o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos.

Cerimônia militar com oficiais uniformizados e bandeira do Brasil.
br convidado honra2

Segundo o Diretor de Projetos da ABIMDE, Coronel Antonio Ribeiro, a FAMEX representa uma oportunidade estratégica para o Brasil ampliar sua influência no mercado de defesa, segurança e aviação civil da América Latina. “Queremos mostrar nossa capacidade de atender diversas demandas e buscar novas parcerias comerciais na região”, destacou.

A participação brasileira como convidado de honra foi formalizada ainda em março, em cerimônia oficial com a Força Aérea Mexicana. A edição anterior da FAMEX reuniu mais de 700 empresas de 51 países e atraiu 105 mil visitantes. A expectativa para 2025 é superar esses números, reforçando o evento como vitrine internacional. A feira contará ainda com a presença da presidente do México, Claudia Sheinbaum, na abertura oficial e em visita ao pavilhão brasileiro.

Fonte: B-11 Defense

Autor

  • marcelo barros

    Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...

Exército Brasileiro é Destaque na Preservação Ambiental e Pesquisa Científica na Restinga da Marambaia

O Exército Brasileiro tem se destacado internacionalmente por sua...