Brasil e Paquistão assinam acordo de cooperação em defesa

blank
Assinatura do documento fortalece relação bilateral entre os países

O Ministro da Defesa (MD), Fernando Azevedo, e o embaixador do Paquistão no Brasil, Najm Saqi, assinaram, na última segunda-feira (5), memorando de entendimento sobre cooperação no domínio da defesa.

O acordo aprimora e fortalece a relação bilateral existente, por meio do apoio na área da defesa e promoção de atividades cooperativas entre os dois países.

Na ocasião, Fernando Azevedo ressaltou a satisfação em receber o embaixador, que representou o Ministério da Defesa do Paquistão na formalização do entendimento ainda maior no se refere a defesa.

“Quando eu ocupava a função de chefe do Estado Maior do Exército, fizemos questão de enviar dois oficiais ao Paquistão, esse país amigo. É uma satisfação recebê-lo e estamos à disposição”, enfatizou o ministro brasileiro.

O documento descreve a cooperação em áreas como visitas mútuas de delegações de alto nível da defesa, reuniões entre as instituições de defesa equivalentes, instrução e treinamento militar, aquisição de produtos e serviços de defesa, iniciativas relacionadas à indústria, além de intercâmbio de conhecimentos nos campos do Direito Internacional Humanitário e de Operações de Manutenção de Paz das Nações Unidas.

Para o embaixador Najm Saqi, o memorando “vai criar as bases de uma nova era de relação na área de cooperação e de defesa entre o Brasil e o Paquistão”.

Estiveram presentes no encontro o chefe de Assuntos Estratégico, Almirante de Esquadra Cláudio Portugal de Viveiros, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, o assessor do Ministro da Defesa Major Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares e o de Assuntos Internacionais, Contra-Almirante Guilherme da Silva Costa.

  • Com informações da Assessoria de Comunicação Social Ministério da Defesa, Por Júlia Campos, Foto: Keven Cobalchini

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here