Brasil investe em radares, mísseis e sistemas antidrones para navios de guerra

Data:

O primeiro dia da LAAD Security & Defence 2025, nesta terça-feira (1°), no Rio de Janeiro (RJ), foi marcado pela assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Marinha do Brasil (MB) e a empresa Omnisys. O objetivo da parceria é desenvolver radares navais de busca para equipar futuros navios-patrulha. Nesta quarta-feira (2), a Força Naval brasileira firmou acordos com a empresa SIATT e o Grupo EDGE, dos Emirados Árabes Unidos, para a produção, o aprimoramento e a comercialização dos mísseis antinavio MANSUP e para implantação de sistema antidrones.

“O acordo de cooperação técnica celebrado hoje vai viabilizar o estudo conjunto de uma possibilidade de radares com forte conteúdo nacional para serem utilizados nos navios cujo deslocamento tenha até 1.800 toneladas. Isso vai fortalecer, sem dúvida, a capacidade de defesa e de proteção da nossa Amazônia Azul, além de contribuir para o aumento e para o fomento da Base Industrial de Defesa no nosso País”, afirmou o Diretor de Sistema de Armas da Marinha, Vice-Almirante Carlos Henrique de Lima Zampieri.

A Omnisys é certificada pelo Ministério da Defesa como empresa estratégica e possui mais de 40 produtos relacionados à defesa. Ela também atua no desenvolvimento tecnológico no segmento espacial, fornecendo equipamentos e sistemas de satélites. Para o presidente da Omnisys, Rodrigo Modugno, essa parceria contribuirá para aumentar a vigilância da Amazônia Azul. “Com esse radar, vamos aumentar a disponibilidade e as capacidades operacionais dos meios navais da Marinha do Brasil, (…) que vão assegurar a soberania nacional”, avalia.

Defesa e ataque

A Marinha, o Grupo EDGE e a SIATT assinaram um contrato de compartilhamento de propriedade intelectual para estabelecer os termos e condições de desenvolvimento e da produção do Míssil Antinavio Nacional (MANSUP) e de sua versão de alcance estendido, o MANSUP-ER. O documento inclui os direitos para modificações, uso, produção ou exploração comercial no Brasil e em qualquer outro país, com o retorno de royalties à Força Naval. Será firmado, ainda, um protocolo de intenções para produção de sistemas autônomos antidrones.

A SIATT é uma empresa estratégica de defesa com participação acionária do Grupo EDGE, que desenvolve e produz sistemas de defesa e segurança, com foco em armamentos inteligentes. Ela é responsável por integrar as partes componentes do míssil MANSUP e pelo desenvolvimento de subunidades, como o sistema de guiagem, navegação e controle, o sistema de telemetria e baterias. O míssil, atualmente em fase de testes, deverá equipar as quatro novas Fragatas Classe “Tamandaré”, em construção em Itajaí (SC), que devem ser entregues até 2029.

. . .

Fonte: Agência Marinha

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...