Brasileiros serão liberados de Anápolis neste domingo após recomendação do Ministério da Saúde

Os 58 brasileiros, que estão cumprindo quarentena na Base Aérea de Anápolis, serão liberados neste domingo (23). Eles realizaram a terceira coleta de exames, na sexta-feira (21), e, neste sábado (22), o Ministério da Saúde (MS) informou que os resultados foram negativos para coronavírus e continuam assintomáticos.

Após a confirmação dos resultados negativos para o coronavírus, o Ministério da Saúde recomendou a liberação de todos junto ao Ministério da Defesa. Cada um dos repatriados recebeu uma declaração do MS informando o estado de saúde livre da doença pelo novo Coronavírus (COVID-19).

Os resultados dos exames foram fundamentais para o Ministério da Defesa iniciar o Plano de Desmobilização da quarentena. Conforme previsto no planejamento, o grupo será apoiado por aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os deslocamentos serão realizados em aproveitamento de voos de transporte logístico de material e de militares, e terão como destino:

  • Distrito Federal (Ala 1 – Base Aérea de Brasília) – 20 passageiros, sendo 9 militares, 1 profissional do Ministério da Saúde, 1 profissional da EBC e 9 repatriados;
  • São Paulo (Base Aérea de São Paulo) – 13 passageiros, sendo 11 repatriados, um militar e uma integrante do Ministério da Saúde;
  • Rio de Janeiro (Ala 11 – Base Aérea do Galeão) – 11 militares;
  • Paraná (Aeroporto Internacional Afonso Pena) – 5 repatriados;
  • Santa Catarina (Base Aérea de Florianópolis) – 4 repatriados;
  • Minas Gerais (Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa) – 3 repatriados;
  • Pará (Campo de Provas Brigadeiro Velloso) – 1 repatriada;

Dois repatriados, transportados para Brasília, seguirão em voos comerciais para o Maranhão e para o Rio Grande do Norte. Um repatriado permanecerá em Anápolis (GO).

A Operação Regresso à Pátria Amada Brasil, aproximando-se de seu encerramento, continua cumprindo seu compromisso com o bem estar de todos os envolvidos na operação e com a segurança da população brasileira.

  • Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) Ministério da Defesa (MD)