Brigada de Infantaria Pára-quedista e Aviação do Exército desenvolvem capacidade conjunta de salto livre operacional noturno

blank

O 1º Destacamento de Precursores e o 4º Destacamento de Inteligência, Reconhecimento, Vigilância e Aquisição de Alvos (IRVA) da Companhia de Precursores Pára-quedista (Cia Prec Pqdt), unidade integrante da Brigada de Infantaria Pára-quedista ( Bda Inf Pqdt), realizou entre os dias 08 e 12 de junho adestramento de salto livre operacional (SLOp).

Este adestramento, ocorrido nas cidades de Taubaté e Tremembé (SP) contou com o apoio de uma equipe de especialistas do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar (Btl Dompsa), e foi executado em conjunto com o 2º Batalhão de Aviação do Exército (2º BAvEx), por meio de suas 1ª e 2ª Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral.

O treinamento teve por finalidade desenvolver as capacidades operativas de infiltração por SLOp das tripulações da Aviação do Exército e Equipes de Precursores em condições de baixa visibilidade.

Ao longo da semana, foram realizados módulos de adestramento diurnos e noturnos, em condições variadas de apoio de solo – presença ou ausência (“às cegas”) -, e com o emprego de óculos de visão noturna (OVN) de última geração e meios infravermelhos diversos por parte dos pilotos, mecânicos de voo, saltadores e mestres de salto livre (MSL).

No total, foram realizados 22 lançamentos diurnos e 09 noturnos das aeronaves Pantera K2 (HM-1) e Cougar (HM-3) do 2º BAVEx. A notoriedade desse adestramento em particular para a Força Terrestre consiste em um duplo ineditismo de atividades: execução de lançamentos SLOp de pessoal com esses modelos de aeronaves em voo noturno com OVN; e emprego dos meios do 2º BAvEx.

Atividades especializadas como esta fomentam um considerável incremento operacional nas capacidades operativas da Brigada de Infantaria Pára-quedista e do Comando de Aviação do Exército, ambas Forças de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro.

  • Com informações da Brigada de Infantaria Pára-quedista