BtlDefNBQR-ARAMAR realiza adestramento de controle de emergências com produtos perigosos

blank
Evacuação de aeronave durante simulação de atentado terrorista

O Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de ARAMAR (BtlDefNBQR-ARAMAR) realizou, no período de 7 a 11 de junho, em Nova Odessa (SP) a AMBIPEX-I, adestramento para emergências com produtos perigosos.

Dentre os treinamentos, destacaram-se os atendimentos à emergência com produtos químicos; contenção de vazamentos de gases tóxicos e líquidos; resgate de vítimas Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR); reconhecimento NBQR com apoio do Robô Defender e detectores químicos e operação de viaturas e equipamentos de emergências.

O adestramento foi realizado em parceria com a Ambipar, empresa especializada em atendimento a emergências envolvendo acidentes com produtos químicos e poluentes. No encerramento da AMBIPEX-I, foi feita a simulação de um atentado terrorista com produtos químicos a uma aeronave de passageiros.

A AMBIPEX-I teve como objetivo aprimorar o conhecimento técnico e profissional dos militares do BtlDefNBQR-ARAMAR, além de contribuir para a capacidade de atendimento a emergências de natureza NBQR no Centro Experimental ARAMAR.