C-130 M Hércules da Força Aérea Brasileira fotografado na Itália a caminho de Israel

O C-130M da Força Aérea Brasileira prestes a pousar no aeroporto de Pisa em 6 de julho. (Crédito da imagem: Claudio Tramontin)

No último dia 6 de julho, um C-130M Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB), matrícula 2476, foi fotografado ao chegar no aeroporto de Pisa, na Itália.

O “76” antes de ser convertido para o padrão M, era um modelo H, o qual tinha pertencido a 46ª da Brigada Aérea da Força Aérea Italiana, que era baseada neste mesmo aeroporto, com o registro MM61997.

O C-130M operava anteriormente no aeroporto de Pisa com a 46ª Brigada Aérea como MM61997.

Em 2001, a FAB recebeu o primeiro dos 10 C-130H “italianos’, adquiridos junto a Aeronautica Militare Italiana que estava substituindo seus Modelos H pelos novos modelos J “Super Hércules”.

O C-130M 2476 é a designação para o C-130H que foi modernizado recentemente pela industria brasileira de aviação. O fotógrafo de aviação italiano Marco Papa, revelou que o C-130M brasileiro chegou a Pisa vindo de Recife, via Las Palmas.

O C-130M durante sua estadia aeroporto de Pisa.

No dia seguinte, 7 de julho, a aeronave com o código rádio BRS51, decolou com destino Ovda, Israel. A aeronave pertencente ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1°GT) – Esquadrão Gordo, com sede no Rio de Janeiro. A aeronave pode ser rastreado on-line no ADSBExchange.org, por meio de seu transponder ADS-B / Mode S.

A aeronave retornou de Israel no dia 9 de julho. O motivo da curta viagem a Ovda é desconhecido. Curiosamente, a mesma aeronave estava fortemente envolvida em atividades de combate a incêndios, usando o sistema MAFFS (Modular Airborne Fire Fighting) 1 contra incêndios na Amazônia no verão de 2019:

  • Com informações do site The Aviationnist
  • Tradução e Adaptação: DefesaTV
  • As fotos postadas são do colaborador do Aviationist Claudio Tramontin, que as fez no dia 6 de julho.


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail