Caças AMX Ghibli da Força Aérea Italiana ajudam na busca por desaparecidos após erupção

Dois AMX do 51 ° Stormo. A aeronave transporta o pod RecceLite. (Crédito da imagem: Giovanni Maduli/The Aviationist)

No dia 3 de julho um escalador morreu quando o vulcão da pequena ilha de Stromboli, no Mar Tirreno, entrou em erupção. No apoio a desaparecidos, a Força Aérea Italiana (FAI) enviou caças AMX Ghibli para realizar o reconhecimento sobre a ilha localizada na costa norte da Sicília e coletar imagens para serem usadas pelos socorristas.

A aeronave, pertencente ao 132 ° Gruppo (Esquadrão) do 51 ° Stormo (Ala), localizado na Base Aérea de Istrana, no nordeste da Itália, realizou a tarefa com um pod óptico de reconhecimento Rafael RecceLite, capaz de fornecer uma coleção de imagens em tempo real, tanto de dia como a noite.

O pod está montado em uma torre estabilizada sob a seção central da aeronave. A bordo um gravador fornece imagens em todas as direções, de alta, média e baixa altitude.

O pod é usado para transmitir imagens de vídeo ao vivo via conexões de dados para estações terrestres e para receptores táticos ROVER (Receptor de Vídeo de Operações Remotas) em uma faixa de cerca de 100 milhas.

Caças Tornado IDS e Dassault F-2000, também utilizam este mesmo pod: os Tornados usaram o pod em combate no Afeganistão, na Líbia e mais recentemente no Kuwait. Já os F-2000s estão usando o RecceLite para apoiar a ofensiva contra o Daesh no Iraque e na Síria como parte da operação “Prima Parthica”, a partir da base aérea de Ahmed Al Jaber, no Kuwait.

Esta não é a primeira vez que aviões da FAI são requisitados por outras agências nacionais para realizar missões de reconhecimento: por exemplo, no rescaldo do terremoto que atingiu o centro da Itália em agosto de 2016, causando cerca de 300 mortes, aeronaves Tornado do 6 ° Stormo de Ghedi, apoiou as operações de socorro coletando imagens usadas para mapear os danos a Amatrice e as aldeias vizinhas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações do site The Aviationist
  • Tradução e Adaptação: DefesaTV


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here